Avançar para o conteúdo principal

Quindim

AQUI contei o quanto tinha gostado de um Workshop que fui fazer ao Espaço MyCook com a fantástica Luísa. Aprender a fazer sobremesas em miniatura é aprender o outro lado de cozinhar. Pelo menos para mim foi. É toda uma atenção no comer com os olhos. Na apresentação final. É sem dúvida uma forma diferente de abordar o tema que muito me agradou.

Claro está que se os olhos gostaram do que comeram, a boca aprovou e comprovou que as receitas eram mesmo fantásticas.

E se há que tempos andava à procura de uma receita de quindim, fazer neste workshop uma receitinha que resulta, deste doce, é ouro sobre azul e estava ansiosa por coloca-lo à prova cá por casa, já que é mais outra das coisas que o Mário não aprecia - coco. E sabem como gosto de o contrariar e mostrar que afinal gosta, hehehe...

Pois bem, encontrei a oportunidade certa quando recebi a Joana e o Rui cá por casa... A sobremesa estava escolhida mas só quando lhe pedi para fotografar tomou consciência do que tinha saído do forno... Torceu o nariz, quase amuou, mas guloso como só ele, deu-me o benefício da dúvida e disse que ia provar.

Confesso que até eu fiquei de pé atrás... O objetivo era pôr na mesa coisas bem portuguesas, já que estes meus amigos não estão por Portugal e sentem falta dos nossos sabores... Mas, apesar de o quindim ser uma sobremesa brasileira, não ia ter novamente uma boa oportunidade, por isso lá arrisquei...

Ainda bem que o fiz. Fiz a versão maxi, mas foi muito apreciado. Quanto ao Mário... Pelos vistos ficou fã. Como devem perceber fiquei felicíssima! Confesso que não há maior elogio!

Não hesitem em experimentar porque é mesmo muitoooooooo bom!

Já me esquecia! Quem quiser aproveitar a vinda da Luísa a Lisboa, vão haver mais dois cursos no dia 11 de Maio: às 10h entradas empratadas e às 15h trifles e sobremesas em camadas. Mais informações pelo email nomundodeluisa@hotmail.com. No Porto, pelo que sei, já está esgotado... É sempre um excelente sinal!!!!

___________________________

Quindim

[serve 6 pessoas]


Ingredientes:

- 250 gr de açúcar

- 125 gr de água

- 2 ovos M

- 8 gemas M

- 50 gr de manteiga

- 100 gr de coco (usei desidratado, de pacote)


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Coloque o açúcar e a água num tacho ao lume e deixe atingir o ponto pérola. Nesse momento, adicione a manteiga e o coco e mexa bem.

À parte peneire as gemas e o ovo para uma tigela e vá adicionando em fio a calda de açúcar, manteiga e coco. Mexa bem.

Unte uma forma de buraco com manteiga e polvilhe com açúcar e deite a mistura de ovos e coco.

Tape com papel de alumínio e coloque no forno a cozer em banho maria 40 minutos ou até espetar um palito e este sair seco.

Desenforme quando estiver morno/frio.

Enfeite com cerejas em calda ou apenas com folhas de hortelã menta como mostro na foto. Sirva fresco.


Nota: caso faça mini-quindins o tempo de cozedura deve ser de 20 minutos.

___________________________

Esta receita foi adaptada de uma dada no workshop do 'mundo de Luísa'.

___________________________

 

Comentários

  1. Ficou bem bonito esse quindim :D Gosto imenso, e vou guardar a tua receita! :D

    Beijinhos e bom resto de feriado ;)

    ResponderEliminar
  2. adoro mas nunca fiz ,agora ver este tão lindo e tentador fiquei com muita vontade.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo! Também vou guardar a receita e agrada-me muito a ideia dos quindizinhos (tenho uma "queda" por finger food...)
    Gostava muito de participar de um dos workshops da Luísa, de quem acompanho o trabalho e nem sabia que vinha a Lisboa! Obrigada pela informação, vou saber mais!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Faço aqui por casa uma receita mais ligeira em ovos mas o sabor está todo lá....O teu deu me vontade de ir fazê-lo novamente!!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Olá...
    Que maravilha de aspecto ;)... Estou aqui a babar-me toda só de ver as fotos :).... Vou levar um bocado comigo :).... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Bela receita!

    Convido-a a visitar o meu cantinho:
    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Adoro quindim, só fiz uma vez, acho que foi das primeiras receitas que publiquei:) Este está lindo, uma verdadeira delícia :) beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Esse quindim têm mesmo muito bom aspecto!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro quindim, ficou com um aspecto delicioso :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Confesso que foi um doce (bolo) que nunca fiz, nem sei mesmo se algum dia comi, mas que tem um aspeto maravilhoso, isso tem... delicia!!!

    beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  11. Sim... eu sei ... fica lindo, parece ouro ... mas esse coco todo n sei se me convence :/ Mas lá lindo ficou :)
    Beijocas doces :)

    ResponderEliminar
  12. Adoro tudo o que leva coco! A receita vai comigo!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Há anos que não como quindim e gosto tanto!!! O teu está perfeito e se o teu marido para a próxima não quiser eu como a parte dele :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Adoro quindins!! Ha anos que nao como!! Eu nao posso fazer isso em maxi, senao vou comer tudo!! Tenho que arranjar maneira de os fazer mini!! E depois que fazes a tantas claras??? Humm??
    E ja me puseste à procura do ponto perola!!! So tuuuuuu!!!!
    Qd eu fizer eu aviso!!!
    beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  15. Que lindos!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Que coisa linda é o quindim, não é mesmo? Não me atrevi ainda a fazer. O seu ficou fantástico, perfeito!
    Bjos e boa quinta-feira!

    ResponderEliminar
  17. Olá,
    Gostei deste quindim, ficou com um aspeto tão bonito, que fiquei completamente a babar.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  18. Uau! Que lindo ficou! Adoro!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  19. olá gostei do seu cantinho e já estou te seguindo,bjs Rosinha

    venha conhecer o meu cantinho também

    ResponderEliminar
  20. Tem tão bom aspeto que acho que vou experimentar. Acho que vou adorar.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Que bonito ficou esse quindim :) agora 10 ovos é que vai lá vai :) Não é portuguesa, mas com esse aspeto não desilude mesmo :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Hummm que delicia!!! Seu quindim ficou maravilhoso!!! Tenha uma ótima semana!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Eu bem que quero entrar em dieta, mas, ó meu Deus, como?! Se eu quero uma fatia deste quindim? Adorei a versão maxi, fica linda!...
    Um beijinho,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Sonia, adoraria fazer um workshop do género, deve mesmo ser aliciante, mas assim durante a semana não é mesmo possível, pena ! :(

    Esse quindim está maravilhoso, que bom que o Mário acabou por aprovar, por vezes é mesmo uma questão de impressão que depois até passa ! :)

    A cor é sedutora, é uma sobremesa que muito adoro ! :)

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…