Avançar para o conteúdo principal

.

Uma cozinha de parabéns!

A primavera chegou (finalmente) e começou a apetecer e muito comidas mais ligeiras. No corre-corre habitual lembrei-me de repente que estava quase a terminar o aniversario do blog da Catarina da Cozinha da Kinhas! E foi mais que razão para saber na perfeição o que fazer para festejar este aniversario! Um souflé! Um souflé com um aspecto bem primaveril, claro está!

A escolha de ingredientes foi inusitada e agora que leio quase que nem me soa bem, mas confesso que nunca tinha provado um souflé tão bom. Às vezes as escolhas mais estranhas sao as que resultam melhor e sem duvida a cremosidade do feijão e o salgado do queijo e do peixe de conserva acabaram por casar na perfeição. Sendo uma festa, não poderia deixar de engalanar o petisco!

Aprovado cá por casa, veremos se a Catarina e a sua família aprova!

[Um à parte: como li na diagonal as regras e queria mesmo era não faltar à festa, esqueci-me de fotografar a embalagem do queijo Gruyere... Eu sei que é uma falha imperdoável e claro está, ainda que possa ser desclassificada por tal, fica a vontade de estar presente].

______________________

Souflés de atum e feijão

[serve 6 pessoas]


Ingredientes:

- 1 lata de atum em azeite

- 150 gr de feijão vermelho cozido (pode usar manteiga ou outro)

- 50 gr de queijo Gruyere (pode usar outro da sua preferencia)

- 250 gr de leite

- 25 gr de farinha

- 25 gr de manteiga

- 2 ovos

- sal e pimenta qb

- courgetes redondas qb (opcional)


Preparação:

Coloque o queijo no copo da Bimby e processe 5 segundos na velocidade 9. Retire e reserve.

Coloque no copo o leite, a farinha e a manteiga e programe 6 minutos, 90º, velocidade 4.

Findo o tempo, adicione as gemas, o atum e o feijão e triture 5 segundos, velocidade 5. Rectifique temperos e reserve.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Com o copo da Bimby bem limpo, e com a borboleta encaixada, coloque as claras e programe 3 minutos, velocidade 3 e 1/2.

Muito delicadamente, incorpore as claras no preparado reservado em movimentos de baixo para cima.

Unte com manteiga formas para souflé e distribua a massa em cada uma delas deixando um pouco de espaço para crescer. Opcionalmente pode fazer como eu, escave o interior de courgetes redondas e recheie com o souflé. O interior pode congelar e utilizar em sopas.

Leve ao forno cerca de 20 minutos, findo o qual deve aumentar para 200º e cozer aproximadamente mais 20 minutos. Os souflés que foram feito na courgete ficaram mais húmidos do que os feitos nas tacinhas.

Sirva imediatamente como entrada ou como prato principal acompanhado de uma boa salada verde.


Alternativa de preparação:

Rale o queijo e reserve.

Coloque num tacho a manteiga a derreter e junte a farinha. deixe cozer um pouco, mexendo sempre com uma vara de arames. Vá juntando o leite em fio e deixe engrossar mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Pronto o Béchamel, adicione as gemas, o atum desfeito e o feijão esmagado grosseiramente com um garfo. Misture bem e reserve.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Bata as claras em castelo bem firme. Muito delicadamente, incorpore as claras no preparado reservado em movimentos de baixo para cima.

Unte com manteiga formas para souflé e distribua a massa em cada uma delas deixando um pouco de espaço para crescer. Opcionalmente pode fazer como eu, escave o interior de courgetes redondas e recheie com o souflé. O interior pode congelar e utilizar em sopas.

Leve ao forno cerca de 20 minutos, findo o qual deve aumentar para 200º e cozer aproximadamente mais 20 minutos. Os souflés que foram feito na courgete ficaram mais húmidos do que os feitos nas tacinhas.

Sirva imediatamente como entrada ou como prato principal acompanhado de uma boa salada verde.

_______________________

 

Comentários

  1. Ficaram lindas e apeteceu-me provar também :)

    ResponderEliminar
  2. Confesso que a mistura também me pareceu inusitada, mas depois de ver o aspecto só dá vontade de repetir :)
    beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Ai que maravilha!!! Nao ficaste com a embalagem do queijo?? Pode ser que a nossa Catarina seja condescendente!! :)
    Adorei que as tivesses colocado nessas courgettes redondinhas!! até me deu vontade de fazer, mas JÁ!!!
    Adoreiii... Já sei, vou jantar contigo e levo bundt! Pode ser??
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  4. Está delicioso esse soufflé :) lindo :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Muito bom. Confort food no seu explendor.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Que delicia amiga!!!! milhões de aplausos a você com essa receita esplêndida beijos Luci

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspecto, que ideia deliciosa :D

    Beijinhos e tem um bom resto de fim-de-semana! :D

    ResponderEliminar
  8. Os ingredientes são na verdade pouco vulgares para um souflé,mas o resultado final ficou muito apetitoso.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Olá minha querida Sónia, como te disse no grupo não é por esta falha que te vou desclassificar, porque eu não sou ninguém neste mundo para o fazer. Se houvesse patrocínios eu não mandava, mas como quem ditou as regras fui eu, a minha palavra em relação a ti mantém-se :)
    A palavras que melhor descreve esta receita é originalidade!! A junção dos ingredientes e a forma como os serviste é realmente algo fora do comum. Estas curgetes redondas dão vontade de pegar e fugir com elas de tão lindas que são! Tenho a leve sensação que hoje vi umas semelhantes no supermercado daqui ;)

    beijinhos e desejo-te muita sorte (tal como às outras participantes)!
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  10. Que bela participação! gostei imenso!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. a apresentação ficou tão gira nessas curgetes redondas!!!

    ResponderEliminar
  12. Nunca fiz soufle ,gostei do teu assim na courgette ficam lindos.
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Que bela participação! Que engraçado...eu também fiz umas courgettes recheadas, mas foi para o desafio do blog Palavras que enchem a barriga. Gostei bastante!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic