sexta-feira, 12 de abril de 2013

Lulas... Recheadas!

No dia de aniversário do Mário quis mimá-lo com um jantar à altura… Ao almoço deixei-o comer sushi, que ele ADORA, mas eu nem vê-lo… Não gosto nada de estar a comer a comida e ela a falar ainda comigo! A comida tem de ser cozinhada e bem cozinhada. Crua???? Nem pensar! Só as frutas e vegetais! Vá… E a massa dos bolos! Agora… estar a desmanchar um salmão e a comer diretamente dele… não é para mim…

Ao jantar resolvi fazer algo que não aprecio, mas que o Mário adora… Lulas Recheadas. Bem sei que pensaram numa mariscada, ou numa massada de peixe, ou em pato ou algo mais requintado… Mas o Mário adora lulas recheadas e se há sítio onde sei que posso comprar lulas frescas esse sítio é Milfontes…

Confesso que foi a segunda vez que experimentei fazer… A primeira foi para aí há uns 5 anos… Correu tão mal que nem voltei a experimentar, especialmente porque não é algo que aprecie. Mas desta vez, achei que a ocasião merecia o sacrifício da minha parte e fico contente por o ter feito porque o Mário adorou! Eu mantenho a minha opinião, não sou mesmo apreciadora, mas de todas as que comi estas foram mesmo as melhores. Especialmente porque sabia que estavam bem limpas por dentro e estavam recheadas com algo que sabia exatamente o que era. Acho que não há nada mais desagradável do que estar à mesa a pensar o que raio têm as lulas dentro delas.

A minha parte preferida foi mesmo o molho! O pão alentejano e aquele molho dão cabo de mim!

______________________

Lulas recheadas com camarão

[serve 3 pessoas]


Ingredientes:

- 8 lulas grandinhas

- 12 camarões

- 2 rodelas de paio de porco preto (pode substituir por bacon)

- ½ + 1 cebola

- ½ alho francês

- 2 dentes de alho

- 6 tomates chucha

- 6 colheres de sopa de polpa de tomate

- 100 ml de água

- 100 ml de vinho branco

- 1 folha de louro

- azeite e sal qb


Preparação:

Limpe bem as lulas. Separe a cabeça do corpo. Retire a tinta e o dente da cabeça. Remova a pele e limpe bem o interior do corpo. Pique as cabeças que vão ser utilizadas para rechear o corpo da lula. Descasque os camarões e elimine a tripa, abrindo um rasgo nas costas e tirando o veio preto. Corte o camarão em pedaços grandinhos, já que ao lume vai encolher.

Numa frigideira antiaderente coloque o alho francês cortado em rodelas fininhas e a ½ cebola picada. Adicione um fio de azeite a o paio cortado em cubinhos. Deixe alourar. Junte o camarão e as cabeças das lulas e deixe cozinhar uns 5 minutos em lume brando. Tempere com sal (dê o desconto do paio) e desligue o lume, deixando arrefecer.

Recheie as lulas com este preparado, mas não encha muito senão rebentam. Deve ficar com cerca de um dedo de altura sem recheio. Feche com um palito.

Num tacho, coloque os dentes de alho e uma cebola picadinhos. Adicione o louro e um fio de azeite e deixe refogar.

Elimine a pele e as sementes do tomate e pique. Junte ao refogado, bem como a polpa de tomate. Adicione as lulas recheadas e regue com a água e vinho. Deixe cozinhar e apurar cerca de 30/40 minutos em lume brando. Sirva de imediato.


Nota: ficam deliciosas acompanhadas de puré de batata.

___________________

 

8 comentários:

  1. E eu simplesmente adorei... Obrigado pelo mimo minha Princesa.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito de lulas recheadas, acho que são um óptimo pratinho :D Mas só como as que eu faço ou as que a minha avó faz (que diga-se de passagem que são bem melhores que as minhas!) ;)

    Beijinhos e tem um bom fim-de-semana! :D

    ResponderEliminar
  3. Não.. também não é para mim.. mas curiosamente o tó também adora!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adoro lulas, nunca comi recheadas e sei que a hora não é adequada, mas não me importava nada :)

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  5. Há anos que não como!!! Agora bem que iam apesar da hora tardia :))

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Também não é um prato que aprecie muito, mas as tuas estão com um aspecto delicioso!
    beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  7. eu adoro lulas recheadas! e comer cru só mesmo no japonês que nem se dá conta! bjks

    ResponderEliminar