Avançar para o conteúdo principal

.

Workshop de sobremesas

Ontem foi dia de tarde cheia! Ontem foi dia de curso de sobremesas, dado pela Luísa do 'Mundo de Luísa' e eu adorei. Adorei estar nas minhas sete quintas, sabem? Três horas só para mim, a aprender, a conhecer pessoas apaixonadas por cozinha... Foi muito bom.

Ia sem saber o que esperar... "Conheci" a Luísa nas redes sociais e senti-me impelida em conhece-la pessoalmente e gostei! Foi uma enorme surpresa, o à vontade e simpatia com que explicou as diversas receitas, a forma como desmistificou algumas técnicas. Gostei e espero repetir assim que voltar a rumar a Lisboa já que a Luísa reside e trabalha (a maior parte do tempo) no Porto.

O workshop realizou-se no Espaço MyCook. Inicialmente não associei, mas chama-se assim pelo robot de cozinha que lhe empresta no nome. Foi outra surpresa... Um robot de cozinha idêntico à Bimby, mais recente no mercado, mas que gostei de utilizar. Nestas coisas não podemos criar à partida uma posição fechada... Lá porque sou fã da Bimby, não significa que feche os olhos a outras tecnologias, mesmo quando são rivais - e tenho de concordar que a 'MyCook' é um excelente braço direito em qualquer cozinha.

Bem... E como se não faltassem surpresas... Ainda conheci a Lúcia do Barriguinhas! E não é que é um doce??? Mais uma enorme surpresa positiva que me faz verdadeiramente crer que este mundo da blogosfera culinária tem realmente gente muito interessante para se conhecer e eu tenho sido verdadeiramente abençoada nesse aspecto.

Para terminar este post não podia deixar de partilhar convosco algo curioso... Ontem falava-se em referências e confesso que me senti pequenina... Falava-se de livros, de cozinheiros, de nomes incontornaveis do nosso panorama culinário... E mencionou-se a Maria de Lourdes Modesto... Fiquei envergonhada por saber que nos meus mais de 100 livros de culinária, não tenho nenhum desta grande senhora...

Claro está que cheguei a casa e tive online a fazer algumas pesquisas... E procurei alguns livros... Enviei algumas mensagens e hoje demanha fui contactada...

Eu explico... Já que não conseguia encontrar o livro disponível em livrarias online, consegui encontrar alguém disposto a vender um exemplar em segunda mão... É a primeira vez que recorro a este tipo de sites e estava com algum receio de ser enganada...

Pois recebi rapidamente um email e hoje combinei um encontro... Ia a medo e o filme que fiz na minha cabeça era digno de um Oscar...

Quando vi uma jovem com os livros a tiracolo nem queria acreditar... Alguém perfeitamente normal, nada tipos de mau aspecto a vender o produto de um roubo... E o livro estava impecável... Os livros! Porque acabei porque comprar dois clássicos - 'Doze Meses na Cozinha' e 'Cozinha Tradicional Portuguesa' da Maria de Lourdes Modesto.

Assim que a moça virou costas agarrada aos livros... Não consegui resistir e chorei... Estupidamente, chorei! O meu marido estava incrédulo a olhar para mim mas acho que percebeu que estava verdadeiramente emocionada por ter em minha posse dois clássicos... E que me sentia a mulher mais feliz do mundo...

Um fim de semana cheio de emoções... Que venham mais! E já agora, uma excelente semana para todos(as)!

__________________

 

Comentários

  1. Deve ter sido um workshop maravilhoso, tenho imensa pena de cá em baixo raramente haver workshop desse género (pelo menos qu eu saiba) :(

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Olha quase me fazes saltar as lagrimas com a tua emoção! E agora que ja tens os livros da Maria de Lurdes Modesto, pois que saibas que eu nao tenho nenhum também! E adorei essa tua mini reportagem sobre o curso, que depois das fotos que vi, tive a mesma impressao que tu sem la estar!! Sabes, as coisas na vida nao acontecem por acaso!!
    Mais uma vez aqui estou eu a adorar-te!! LoLol...
    Beijinhos e boa semana!!
    Mena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mena tens mesmo de ter um livro dela! Ja estive a dar uma olhadela e percebo porque realmente é uma referencia... Sem duvida que fiquei muito emocionada... Tu acreditas que depois fui almoçar e tive de me levantar a certa altura... Agarrei nos livros, nao fossem roubarmos e deixei a mala em cima da cadeira... O mario nem queria acreditar! E confesso que nem eu... Ainda tremo com eles aqui ao meu lado... Mena obrigado pelas tuas palavras sempre ta calorosas :-). Adoro os teus miminhos.

      Eliminar
    2. MInha querida Sónia, desde que criei o Aventuras, e tu andas por lá desde o inicio, só tenho tido miminhos teus e de muitas outras e outros!! Mas sabes, mesmo não vendo, há sensações! E as que me transmites são mto boas!! E quanto ao livro vou ver na Wook a ver se posso pedir para receber aqui na Siberia, e se nao encontrar quando estiver de férias vou à procura!!
      E quanto aos meus mimos, posso tardar, mas nao falham!! Já sabes que me falta tempo!!
      Um beijinho

      Eliminar
  3. Agora fiquei cheia de inveja! Também não tenho nenhum livro da Maria de Lurdes Modesto :( Buá....
    Não te critico por chorares por teres esses livros na mão, porque há umas semanas comprei um livro francês que eu andava a querer há tanto tempo.... e quando saí da Fnac sentia o coração a bater forte e sai de lágrimas nos olhos de tanta alegria :) Portanto aí somos iguais :)
    Já tinha saudades de passar aqui pelo teu cantinho :) Agora que rapinei o computador do meu filhote, já posso voltar a actualizar o meu blog e a visitar o teu cantinho delicioso! Beijocas e boa semana!!!

    ResponderEliminar
  4. Oh Sofia, que querida... Quem sou eu?? Eu é que tinha enormes saudades de te ter por aí e por aqui! É tão bom saber que nao sou um ÉT.!!!!!! É tão bom saber que outras pessoas vibram com o mesmo que eu! :-). Uma excelente semana para ti e obrigado uma vez mais pela visita. Amei!

    ResponderEliminar
  5. Show de bola!

    Parabéns pelo belo trabalho!
    Um abraço, Fábio.

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Tenho pena que na minha zona não haja dessas iniciativas, adorava participar, aprender, conhecer, beber toda a informação possível...
    Tenho um livro da Mª de Lurdes e realmente entendo perfeitamente o que sentiste, ela é uma referência.
    Também eu, quando compro um livro que ando a namorar, fico tão feliz que ninguém me segura, pareço uma criança a quem deram um brinquedo novo :)
    Bjns e boa semana
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Olá Sónia, fico muito contente que tenha gostado do workshop. Eu também adorei ter estado em Lisboa, onde fui recebida como uma princesa. Ontem, quando vim embora, fiquei tão triste.
    Quanto aos livros que comprou, são maravilhosos. O "Doze Meses de Cozinha" é um livro inglês, que contou com a orientação da Maria de Lurdes Modesto para colocar algumas receitas portuguesas. É muito bonito e tem receitas boa, que funcionam bem.
    Mas, a verdadeira Bíblia, para mim, é o "Receitas Escolhidas". É, praticamente, o único livro de cozinha que eu uso. Tente encontrar esse.
    Um beijinho enorme e espero que continue sempre com essa paixão pela cozinha

    ResponderEliminar
  8. Adorei este texto.
    Revejo-me nas suas opiniões acerca da Luisa, do seu Mundo da Luisa, e dos grandes ensinamentos que nos deixa, com toda a sua simpatia.
    Também a conheci no facebook, sabendo depois que é familiar de amigos de longa data.
    Tenho a sorte de estar perto dela, já que resido no Norte.
    Ainda só fiz um Workshop igual ao que ontem fez. Gostei imenso e já utilizei alguns dos seus ensinamentos.
    Logo que ela repita cá no Norte o Workshop das miniaturas salgadas, se tiver oportunidade de ir, não faltarei.
    Quanto à Maria de Lourdes Modesto, devo dizer-lhe que a minha idade, já que não me dá mais previlégio nenhum, dá-me o de ter conhecido nos bons velhos tempos essa grande senhora. Ainda solteira, e já depois de casada frequentei alguns workshops com ela (na altura chamavam-se aulas de culinária).
    Sempre valorizei muito os livros que tenho dela, mas agora, depois de ter lido os seus comentários acho que tenho aqui um autêntico tesouro. Grande herança para a minha filha, que também se perde como eu nas artes culinárias.
    E, já que temos em comum a sorte de ter conhecido a LUISA e o seu MUNDO, que tal sugerirmos-lhe que escreva um livro. Quem sabe se daqui por uns anos não estarão as suas filhas ou as minhas netas a fazer um comentário acerca dela, como agora fizemos da Maria de Loudes Modesto?
    Foi um prazer conhecer este blog.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Albina muito obrigado pelas suas palavras tão queridas. Sem duvida que a Luísa tambem adorei lê-lãs. Quando comprei os livros a primeira coisa que disse ao meu marido foi: posso nao deixar mais nada a nossa filha, mas as referencias, as raízes, serão para ela...

      Eliminar
  9. Raquelita minha querida até eu chorei com as tuas palavras... como eu te compreendo. Quando um dia alguém que eu acabara de conhecer me ofertou o Pantangruel com mais de 50 anos que tinha sido da sua mãe... eu chorei... tanta emoção de poder tocar naquelas folhas amarelas e rabiscadas do uso... com marcas de amor em cada folha... adorei conhecer-te, e espero encontrar-te muito em breve. Beijokas. Lucia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida é tão bom sabermos que outras pessoas vibram como nos... É do melhor sentir esta empatia! Beijo muito grande e uma excelente semana!

      Eliminar
  10. Deve ter sido umas horas bem passadas e divertidas a aprender coisas deliciosas!
    beijinhos e boa semana
    Paula

    ResponderEliminar
  11. Só via agora :P
    Ando completamente despistada ... Que MARAVILHA!!!! Apeetecia-me poder saltar para dentro das fotos :P
    Queria muito fazer uns WS , a ver se começo a pesquisar ... :)
    Beijinho bem doce amiga ! Boa semana ;)

    PS.: Por acaso na Quinta-feira não tens nenhum ? :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da próxima vez que for a uma aviso-te porque gostava de ir acompanhada, é mais giro levar uma amiga :-)

      Eliminar
  12. Querida,

    Acima de tudo adorei ler as tuas impressões e os sentimentos que aqui tu partilhaste connosco...
    Obrigada por nos confiares estes momentos tão teus ! :)

    Um beijinho grande

    Isabel

    ResponderEliminar
  13. As vezes, quando penso a quantidade de pessoas que lêem isto, arrepio-me e tenho tendência a controlar o que escrevo... Mas as vezes as emoções estão bem à flor da pele... E como escorpião que sou, nao ha filtros... Tenho o coração ao pe da boca... Foi um dia cheio de emoções, sem duvida... Uma excelente semana amiga!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic