Avançar para o conteúdo principal

.

Plano B

O meu plano B na cozinha é este prato… É tão rápido de fazer e é tão bom que, mesmo quando me esqueço de descongelar comida, é só tirar o peixe do congelador e utilizar mesmo assim. Claro está que para este plano B correr bem é preciso que tenha sempre a arca congeladora abastecida com filetes de peixe… Umas vezes pescada, outras garoupa, às vezes linguado… E mesmo quando não há filetes, vão postas de peixe (claro que dá mais trabalho porque tenho de tirar bem as espinhas e as peles, mas também não é isso que vai tornar a receita muito mais demorada).

Que me lembre este foi o primeiro prato de peixe que a Joana aprovou aqui por casa, numa fase em que só gostava de carne. Nem que seja por isso, sei que é daqueles pratos que reúne consenso e se há felicidade à mesa, faça-se a vontade e alivia-se a cozinheira!

_________________________

Massada de Garoupa e Camarão

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 700 gr de filetes de garoupa

- 12 camarões

- 6 barras de delicias do mar

- 250 gr de massa cotovelo

- 800 g de água

- 50 gr de vinho branco

- 250 gr de tomate maduro

- 50 gr de pimento vermelho (usei verde)

- 1 cebola média

- 2 dentes de alho

- ½ malagueta (opcional)

- 2 colheres de sopa de polpa de tomate

- Azeite qb

- Sal qb

- 1 caldo de peixe (usei caseiro)

- Sumo de limão qb

- Coentros qb


Preparação:

Tempere os filetes com sal e sumo de limão.

No copo da Bimby coloque a cebola, o alho e o azeite e pique 5 segundos, velocidade 5. Baixe os resíduos que ficaram nas paredes do copo. Junte o tomate, a polpa, a malagueta e o pimento e pique mais 5 segundos, velocidade 5. Volte a baixar os resíduos e programe 5 minutos, varoma, velocidade 1. Adicione a água, o vinho e o caldo de peixe e aplique a varoma com os filetes de peixe por cima e os camarões. Programe 20 minutos, varoma, velocidade 1.

Retire a Varoma, deite a massa no copo e programe 4 minutos, 100º, velocidade colher inversa.

Desfaça grosseiramente os filetes de garoupa e reserve.

Finalizados os 4 minutos, junte o peixe, os camarões e as delicias do mar cortadas aos quadrados e programe mais 3 minutos, 100º, velocidade colher inversa.

Coloque numa taça de servir e polvilhe com coentros picados.


Alternativa de Preparação:

Tempere os filetes com sal e sumo de limão.

Refogue a cebola e o alho picadinhos num pouco de azeite. Junte o tomate e o pimento picadinhos (o tomate sem pele e sem sementes), a polpa e a malagueta. Deixe refogar uns 3 minutos. Adicione a água, o vinho e o caldo de peixe e deixe levantar fervura. Adicione o peixe cortado em cubos e o camarão e deixe cozinhar apenas uns 3 minutos. Adicione a massa e deixe cozer por 7 minutos.

Coloque numa taça de servir e junte as delicias do mar cortadas aos quadrados (vão acabar de cozer com o calor da massa) e polvilhe com coentros picados.

_________________________

Baseada na receita de Massada de Maruca da caixa 100% da Bimby.

_________________________

 

Comentários

  1. Gosto muito de prato assim com massa e peixe,ficou perfeito.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de massinha :D Bem prática e deliciosa :D

    Beijinhos e tem um bom resto de dia! :D

    ResponderEliminar
  3. Hunnn um plano B muito saboroso e bem pratico

    Beijokas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olha conseguiste mudar a minha opinião sobre as massas com peixe!!
    Fiquei literalmente rendida a esses cotovelos e numa proxima oportunidade ja experimento!!
    Boa semana e espero que a pipoka esteja melhor e tu tb!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  5. Esse plano B, está perfeito.

    òtima receita.
    Um abraço, Fábio.

    ResponderEliminar
  6. Que belo plano B, adorei a sugestão e tem um aspecto super delicioso :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Olá...
    Que excelente aspecto ;).... Adorei a tua sugestão, Sónia :D... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Fiquei colada ao ecrã, já tinha comido massa com peixe mas não fiquei muito satisfeita. Acho que tenho de experimentar esta tua ideia (sem Bimby).

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adoro massada de peixe e esta tua tem um aspecto mesmo fabuloso e assim, com bastante, molhinho, como tanto gosto!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Ficou deliciosa...
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. É uma rico plano B... E apetitosooo :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. um deliciosos plano B, eu não me queixava:))

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic