sábado, 30 de março de 2013

Lombo recheado

Como não aprecio borrego ou cabrito, estas carnes, não constam da minha mesa de Páscoa, apesar da tradição que sempre vivi na minha família... Como nem eu, nem o Mário apreciamos, normalmente ou sai peru ou porco assados no forno.

Desta vez vai sair porco, um belo lombo recheado inspirado numa receita do livro 'Doze Meses na Cozinha', um dos meus novos melhores amigos. É uma receita que não fica nada seca, se cozinhada a desejo (uma expressão muito conhecida no Alentejo que significa cozinhar devagarinho, em lume bastante brando).

Espero que gostem da sugestão e um bom sábado para todos!

_____________________

Lombo de porco recheado

(Serve 6 pessoas)


Ingredientes:

- um lombo de porco (1,5 kg/2 kg)

- 1 maçã

- uma fatia de pão alentejano

- uma mão cheia de cajus

- 2 + 2 dentes de alho

- 1 cebola

- 15 cl de cerveja (1/2 garrafa)

- 2 folhas de louro

- batatas qb

- azeite e sal qb

- tomilho qb


Preparação:

Corte a fatia de pão em cubinhos. Pique dois dentes de alho e coloque numa frigideira anti-aderente. Regue com um fio de azeite e adicione uma folha de louro. Parta grosseiramente os cajus e junte à frigideira, bem como os cubinhos de pão. Aloure tudo em lume brando para que o alho não fiquei demasiado escuro. Adicione a maçã cortada em cubinhos mais ou menos do mesmo tamanho do pão. Eu optei por não retirar a casca. Salteie apenas um minuto e polvilhe com um pouco de tomilho seco (utilizei cerca de 1 colher de chá). Retire e reserve.

Abra o lombo de porco. Com uma faca bem afiada vá rodando a faca de maneira a obter um rectângulo com uma altura, mais ou menos, de 2 cm, como mostro na foto. Distribua o recheio por cima do rectângulo, tentando que fique o mais centrado possível porque quando começar a enrolar, o recheio terá tendência a sair pelos lados.

Gentilmente vá enrolando tentando não apertar demasiado. Para manter a forma, ate com fio de cozinha. Tempere o lombo com um pouco de sal.

Num tabuleiro de forno, regue com um pouco de azeite o fundo e distribua batatas a gosto (não as corte muito finas para não ficarem demasiado cozidas, já que levarão o mesmo tempo a cozinhar que o lombo). Corte a cebola em meias luas e adicione, bem como os restantes dois alhos laminados. Tempere de sal e regue com azeite a gosto. Disponha o lombo a meio do tabuleiro. Regue com a cerveja e adicione a folha de louro restante.

Leve ao forno a 180º a cozinhar regando de vez enquando com o azeite do tabuleiro. Devera demorar cerca de 1 hora e 30 minutos a cozinhar.

Antes de levar à mesa, retire o fio e corte em fatias com uma faca bem afiada para que na desmanche.

_______________________

Receita baseada numa receita semelhante do livro 'Doze meses na Cozinha'.

_______________________

 

6 comentários:

  1. Gosto muito de lombo de porco recheado :D Mas cá em casa a refeição tradicional da Páscoa é mesmo com cabrito ;)

    Beijinhos e boa Páscoa :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Páscoa amiga! Eu ate gostava de gostar de cabrito, mas nao desce mesmo :-) um beijinho grande.

      Eliminar
  2. Hummm que delícia ;) Adoro lombo recheado ;) Boa Páscoa. beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Epáh... Com cajus deve ficar muiiito bom mesmo :P
    E o lombo tão bem atadinho ...os meus ficam todos torcidos ... :P
    Beijocas ;)

    ResponderEliminar
  4. Sonia querida,

    Esse lombo substitui na perfeição o borrego ou o cabrito, pois ficou com um ar super delicioso, até me fazia de convidada, tu vê bem ! lol

    Por acaso aprecio essas carnes, mas como não ligamos nenhuma à Páscoa e, ainda por cima, este ano tenho a filhota a não poder comer, não fiz nada de especial.

    Mas os doces não falharam ! eh eh eh

    Beijinhos grandes*

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar