Avançar para o conteúdo principal

.

Iogurte líquido

Mais uma semana, mais uma receita de iogurtes. Desta vez líquidos! Os limões têm aparecido cá por casa e desta vez não me apeteceu fazer esta versão que já tinha colocado AQUI. Foi quando me lembrei que tinha visto uma receita mais simples numa revista do Verão passado da Bimby. É essa mesma que trago hoje, para mostrar que às vezes não é preciso nada de muito elaborado para termos uns iogurtes fantásticos para comer durante a semana.

Quanto às garrafinhas, as que estão nas fotos foram compradas no Depósito da Marinha Grande e são em tudo parecidas com as do ‘quarto de Vigor’. Mas também tenho garrafinhas de sumo que reciclei para este efeito, tipo Santal ou Compal. Servem perfeitamente e não necessita de ter um custo suplementar. São a dose certa.

_______________________

Iogurtes Líquidos de Limão

[fez 6 garrafinhas]


Ingredientes:

- 80 gr de acúcar

- casca de ½ limão (só a parte amarela)

- 1 iogurte natural

- 1 litro de leite meio gordo


Preparação:

Com um descascador de batatas corte a casca a meio limão (apenas o vidrado, sem chegar à parte branca). Coloque no copo da Bimby, junto com o açúcar. Programe 5 segundos, velocidade 9. Com a espátula baixe os resíduos que ficaram agarrados á parede do copo e programe mais 5 segundos, velocidade 9.

Adicione o leite e o iogurte e programe 4 minutos, 50º, velocidade 4.

Coloque o iogurte em garrafinhas esterilizadas e deixe fermentar de um dia para o outro em lugar morno (fiz à noite e coloquei no frigorífico de manhã, cerca de 8 horas).

Antes de colocar no frio, agite bem as garrafinhas.


Alternativa de Preparação:

Coloque num tacho o leite e deixe aquecer até que, colocando lá dentro um dedo, sinta quente mas a temperatura seja suportável. Junte a raspa de um limão (tendo o cuidado de ser apenas o vidrado e ralada num ralador bem fino) e o açúcar. Misture bem e adicione o iogurte natural. Para que a mistura seja bem homogénea, leve a um liquidificador. Se não tiver, não é grave. Misture apenas bem com uma colher de pau.

Coloque o iogurte em garrafinhas esterilizadas e deixe fermentar de um dia para o outro em lugar morno (fiz à noite e coloquei no frigorífico de manhã, cerca de 8 horas).

Antes de colocar no frio, agite bem as garrafinhas.


Nota: para mais informações sobre como fazer iogurtes veja AQUI.

______________________

Baseada numa receita da revista Momentos de Partilha da Bimby.

_______________________

 

Comentários

  1. Ando para experimentar esta versão de iogurte...Devem ser óptimo também!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Adoro iogurtes de limão, ficaram perfeitos!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Só costumo fazer sólidos, tenho de experimentar líquidos e arranjar dessas garrafinhas giras

    ResponderEliminar
  4. Que delícia eu ainda não provei iogurte de limão deve ser muito bom
    beijos

    ResponderEliminar
  5. Adoro tudo que leve limão, até iogurte.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz iogurtes liquidos mas ao ver os teus acho que me animei :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ora ai está uma boa sugestão, os iogurte líquidos são sempre muito práticos!

    ResponderEliminar
  8. Boa, nunca fiz iogurtes líquidos, nem sabia que era possível, adorei a sugestão :)
    faço imensos dos outros e estou sempre a inventar, mas agora irei tentar destes
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Olá amiga!
    Normalmente quando faço são liquidos! Aqui por casa gostamos mais!
    De limão ainda não experimentei, mas fiquei tentada ;)
    Beijinho grande !

    ResponderEliminar
  10. As garrafinhas sao girissimas. E sendo de limao so podem ser muita bons.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Esse iogurte me parece delicioso, nunca fiz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Amiga,

    Tu és "pro" em iogurtes e eu vou aprender contigo, ai vou vou !!!!
    Deixa só chegar o tempo mais quente que te digo se nãoo vou ! lol

    Excelente idéia, Sonia, iogurte liquido... muito mais prático para levar para o emprego !!!
    Olha, tenho levado o kéfir e bebo a meio da manhã e à tarde, adoro !!!! eh eh eh

    Beijinhos grandes querida !

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Eu comecei agora a fazer iogurtes caseiros, já fiz alguns muito bons. Liquidos nunca fiz, mas de futuro vou experimentar estes, já que gosto de limão. Obrigada beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Que belos iogurtes! Sempre que vejo um post com uma receita destas fico maravilhada. Vou ter que experimentar o mundo dos iogurtes... só espero conseguir! :)

    ResponderEliminar
  15. Não conhecia a receita de iogurtes líquidos, mas levo a receita pois compro muitos.

    ResponderEliminar
  16. Nunca experimentei, nem líquidos nem sólidos! Ando a sonhar com isso há imenso tempo :)
    Gostei da ideia das garrafinhas dos sumos! eheh :)
    E adoro limão e citrinos! Parece-me lindamente este iogurte!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. Iogurtes líquidos caseiros nunca experimentei, já me deixaste curiosa.
    Até porque adoro o aroma a limão.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic