Avançar para o conteúdo principal

Salmão & Alperces

Ja expliquei AQUI o quanto adoro salmão. É realmente uma forma muito saudável de comer peixe, para além de se prestar a uma diversidade enorme de receitas bem rápidas!

Desta vez, fiz na Actifry, enquanto dava banho à Joana, terminava um post e ainda preparava uma aula de dança... Exactamente porque os dias são cada vez mais assim, bem agitados, em que temos de ter o dom da omnipresença, que estas ''maquinetas' dão um jeitão! Neste momento a Bimby é o meu braço direito e a Actifry o esquerdo... O meu obrigado a todos os engenheiros e designers que facilitam as nossas vidas!

Bem... Quanto à receita... Honestamente não me lembro o que me passou pela cabeça para fazer esta mistura de ingredientes, mas que a fiz, fiz! E que adoramos, lá isso adoramos!

Será para fazer muito mais vezes porque adoramos a combinação do doce com o salgado. Delicioso!

E já agora, obrigado Mel de Portugal pelo vinagre delicioso que me fizeram chegar! Amei!

_____________________________

Salmão com alperce e pimento verde

[4 pessoas]


Ingredientes:

- 4 lombos de salmão

- meio pimento verde

- 12 alperces secos

- 4 dentes de alho inteiros

- 2 colheres de sopa de vinagre de mel

- 2 colheres de sopa de molho Teryaki de compra (pode substituir por uma mistura igual de mel e soja)

- sal e azeite qb


Preparação:

Coloque os lombos de salmão no tabuleiro da Actifry (na 2em1 coloque no superior). Numa tigela, misture sal a gosto, o vinagre e o molho Teryaki. Com um pincel, distribua este tempero pelos lombos de salmão.

Adicione o pimento cortado em tiras e os dentes de alho com casca. Regue com um fio de azeite.

Carregue no botão 2em1 até aparecer a imagem do peixe. Por defeito, aparece 8 minutos. Adicione mais 2 minutos.

A meio adicione os alperces.

Acompanhe com uma salada ou um esparguete cozido.


Alternativa de preparação:

Numa tigela, misture sal a gosto, o vinagre e o molho Teryaki. Com um pincel, distribua este tempero pelos lombos de salmão.

Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite e passe os lombos cerca de dois minutos de cada lado. Retire e reserve.

Adicione os dentes de alho, os pimentos em tiras e os alperces e em lume brando salteie ligeiramente ate cozinhar. Junte ao salmão.

Acompanhe com uma salada ou um esparguete cozido.

______________________

Comentários

  1. Adorei a sugestão, e pelo aspecto vou adorar este prato :)
    Como eu te compreendo quando falas que o tempo voa, já fazemos tanto, mas mesmo assim parece que ainda falta tempo para fazermos mais, enfim valha-nos a tecnologia que apesar de às vezes não ser favorável à existencia humana em certas àreas facilitou-nos o dia à dia e a vida:P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Ehehehehe como te percebo!!! Eu tb sinto o mesmo em relação á Bimby e à Actifry :D
    Esse salmão ficcou com um aspecto delicioso!!!
    Beijinho amiga :) Boa semana !

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito da combinação doce-salgado, por isso acredito que ia apreciar bastante este salmão!
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Também gosto muito de salmão e achei a tua sugestão uma delicia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Hummmm que maravilha!!! Como la em casa todos gostamos e muito de salmao esse pratinho seria mesmo bem vindo!!! Como te compreendo tao bem em relaçao ao tempo... minha amiga eu tenho tantos projetos nas maos que precisava que o dia tivesse 48 horas!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  6. O salmão é sem dúvida muito saboroso e muito versátil...
    A minha cara metade adora...
    E é sempre bom ter sugestões boas como estas para sair da rotina...
    Gostei... e vou levar...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    P.S. Tens uma surpresa lá no blog... Parabéns.... Aguardo o teu mail com uma morada de envio... ;)

    ResponderEliminar
  7. Lá em casa também adoramos salmão! E desde que fiz na actifry agora não faço de outra maneira!!!! =) O teu deve ter ficado uiii que maravilha!! Sim senhora!!! Gostei ;) Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Sem dúvida que são máquinas muito versáteis e óptimas ajudantes!

    ResponderEliminar
  9. Parece muito fora do meu prato comum, mas deve ser óptimo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá...
    Que aspecto espectacular ;)... Adorei :)... Bjokas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Tem mesmo bom aspecto!! Bem a Actifry vou comprar muito em breve e a Bimby será no Verão :) só ouço maravilhas destas máquinas

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Nem queiras saber a dificuldade que tenho hoje em dia de comer salmao, antes adorava, agora cada vez que como enjou logo. Mas olha acho que esta combinacao de sabores e capaz de fazer o meu enjou passar...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. eu também adoro salmão e nunca tinha pensado em combinar com alperces...deve ficar muito interessante!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  14. Uma combinação diferente, mas que imagino divina!
    Lia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…