Avançar para o conteúdo principal

.

Ressaca do dia dos namorados

Como previa, ontem foi um dia cheio de coisas boas... Não só provenientes da minha cara metade, mas também da minha bebe, que me disse que o namorado dela era a mãe e o pai... Ou da minha aluna Margarida que me ofereceu chocolates. A vida é mesmo uma caixinha de surpresas e se plantamos amor, é amor que recebemos! Comigo tem sido assim...

É claro que o dia dos namorados tem sido explorado ao máximo pelos comerciantes, restaurantes, floristas, etc... Mas cabe a cada um de nós homenagear/festejar este dia da forma como o sente... Porque na verdade, mais importante do que um jantar em linha de montagem, com tantos outros casais, ou um pequeno balúrdio deixado na florista, é mesmo mostrarmos ao outro o quanto gostamos dele. Diariamente, é claro! Mas com tudo a que têm direito neste dia tão romântico!

Lá por casa, depois de mais de 12 horas de trabalho, houve velas em cima da mesa... Enquanto comíamos uma malga de caldo verde! Houve flores roubadas entre uma reunião e outra num jardim camarário perto do local de trabalho... Houve um postal comprado à pressa, que nada tinha a ver com o dia dos namorados, mas que tinha tudo dito... Houve declarações de amor incondicional por email... Mas acima de tudo houve muito amor...

E claro houve doces... Os waffles ao acordar e uns bombons que partilhamos no trabalho com os amigos com quem almoçamos. Porque tudo são formas de dizermos o quanto gostamos de alguém! E não precisa de ser a nossa cara-metade!

Este bombons foram feitos no dia antes, um pouco sem tempo... O resultado finalnão ficou perfeito, mas o amor também é ele imperfeito...

A inspiração foi o chocolate, para mim o maior afrodisíaco do mundo... A que juntei morangos, para mim a melhor combinação de todas...

E é com eles que participo no passatempo a decorrer no blog Alquimia dos Tachos (blog que aconselho vivamente a visitarem).

__________________________

Bombons de morango

[fez cerca de 24]


Ingredientes:

- 1 lata de creme de leite da Nestlé

- 100 gr de chocolate branco da Pantagruel

- 100 gr de morangos

- 2 colheres de chá de gelatina neutra

- 8 colheres de chá de água quente

- 200 gr de chocolate Pantagruel + 100 gr de chocolate de leite


Preparação:

Prepare a mousse. Transforme os morangos em polpa.

Leve ao lume, em banho-maria, o creme de leite, o chocolate branco e a polpa de morangos até derreter o chocolate por completo.

Desfaça a gelatina na água quente e junte gradualmente à mousse. Leve ao frio a prender um pouco.

Tempere o chocolate, isto é, misture o chocolate de culinária com o chocolate de leite e derreta. Esta tarefa não é simples, porque se passar a temperatura, fica com uma pasta que não serve para nada e já não consegue reverter o processo... Há quem derreta em banho-maria (o recipiente não pode estar em contacto directo com a fonte de calor, apenas pode estar sob o vapor). Há quem derreta no micro-ondas parando constantemente e mexendo constantemente para que não passe do ponto (foi este o método que utilizei).

Aconselho vivamente a verem ESTA informação que está no site Flagrante Delicia e já agora a verem o vídeo que AQUI coloco onde explicam o restante processo para fazerem as paredes dos bombons de chocolate (o próximo passo).

Assim que tiverem o chocolate temperado, coloquem nas formas para bombons. Batam com o fundo para que não se formem bolhas de ar. Atenção para que a camada não fique grossa demais. Leve um pouco ao frio.

Quando o chocolate estiver sólido (basta apenas uns 5 a 10 minutinhos) recheie com a mousse de morango. Não encha demais porque ainda vai cobrir com a base de chocolate (veja o vídeo). Depois de cobrir o bombom, leve ao frio e desenforme apenas quando estiver bem sólido.


Nota: a quantidade de mousse de morango é bastante superior à necessária. Eu aproveitei para, o restante que não serviu para os bombons, deitar em tacinhas e comer como sobremesa.

____________________________

A foto dos corações foi retirada da internet.

____________________________

 

Comentários

  1. Hum...os bombons ficaram lindos. Uma verdadeira tentação!
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Ui que tentação! Posso tirar um?... ou dois! hehehe que maravilha! Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Que corações mais bonitos tens!! E estes sao para a ressaca?? Entao eu nao me contento só com um!! Têm que ser mais!!
    Adorei a receita!
    Beijinhos,
    Mena

    ResponderEliminar
  4. Que belos bombons e deve ser uma delicia, vou levar a receitinha comigo;) Adorei o formato em coração!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Pena não almoçares comigo ... esses chocolates têm tão bom aspecto!!!!! :D
    Beijinho bem doce amiga :)

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha de bombons... se foram feitos sem tempo e ficaram essa perfeiçao imagino entao commais tempo... rxcelente!


    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  7. Tão lindos!! :)
    Depois de ler o teu comentário lá no No Soup, tinha que vir espreitar.
    Uma das coisas que aprendi é que como diferentes tipos de chocolate como o de leite e o preto devem ser temperados a temperaturas diferentes, o resultado fica ainda melhor se forem temperados em separado.
    Isto do chocolate é mesmo um mundo guloso! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de experimentar como dizes! Estes foram feitos com tanta pressa... Ja fiz tantos e correram tão bem... Enfim, para a próxima corre melhor. Pelo menos estavam maravilhosos de sabor :-)

      Eliminar
  8. Fiquei mesmo curiosa: como serão eles por dentro? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem que queria ter tirado uma foto... Do contraste de cores e cremosidade... Mas infelizmente a pressa desta vez nao o permitiu... :-( ficaam, sem duvida, deliciosos!

      Eliminar
  9. Que lindos bombons! Levo dois comigo. ;)

    Beijinhos e bom fim de semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  10. Que belos bombons!! Levo uns quantos pois a minha ressaca é grande ;)

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Estes bombons são uma perdição, levo alguns se me deres licença :)
    Bjns e bom fim de semana
    Isabel

    ResponderEliminar
  12. Querida,

    Posso levar quantos ?
    É que adorei-os e não me vou contentar com somente um, como é natural ! ;-)

    Ficaram fantásticos Sonia, bem aproriados à época obviamente, mas servem em qualquer ocasião para celebrar o Amor e a Amizade ! :)

    Temperar o chocolate não é, definitivamente, tarefa nada fácil ! ;-)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se pudesse,partilhava contigo e com todas as meninas e meninos que me acompanham sempre com tanta dedicação e carinho. Estes podiam ter saído mais bonitinhos... Mas a pressa era tanta... Enfim, bons eram! Pelo menos isso!

      Eliminar
  13. Obrigado a todos pelos comentários tão doces! Partilho todos estes bombns convosco... Nao é. Ideal, mas conta a intenção :-)

    ResponderEliminar
  14. "A vida é mesmo uma caixinha de surpresas e se plantamos amor, é amor que recebemos!" curioso, é assim que eu penso:)
    Mesmo feitos sem tempo, estava lá o principal, o carinho, e, isso nota-se!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito amor e carinho mesmo Duxa! Sempre! Obrigado pela visita! Um excelente fim de semana!

      Eliminar
  15. Fabulosos esses bombons :)... Eu servia-me já de um!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Nunca fiz bombons!
    Que lindo e perfeitos ficaram os teus!
    Adoraria provar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. É caso para dizer que amor com amor se paga e os teus chocolates estão lindos e imagino-os bem deliciosos. Nunca experimentei temperar chocolate e até tenho medo de o fazer...
    Beijocas,
    Lai.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic