Avançar para o conteúdo principal

Ressaca do dia dos namorados

Como previa, ontem foi um dia cheio de coisas boas... Não só provenientes da minha cara metade, mas também da minha bebe, que me disse que o namorado dela era a mãe e o pai... Ou da minha aluna Margarida que me ofereceu chocolates. A vida é mesmo uma caixinha de surpresas e se plantamos amor, é amor que recebemos! Comigo tem sido assim...

É claro que o dia dos namorados tem sido explorado ao máximo pelos comerciantes, restaurantes, floristas, etc... Mas cabe a cada um de nós homenagear/festejar este dia da forma como o sente... Porque na verdade, mais importante do que um jantar em linha de montagem, com tantos outros casais, ou um pequeno balúrdio deixado na florista, é mesmo mostrarmos ao outro o quanto gostamos dele. Diariamente, é claro! Mas com tudo a que têm direito neste dia tão romântico!

Lá por casa, depois de mais de 12 horas de trabalho, houve velas em cima da mesa... Enquanto comíamos uma malga de caldo verde! Houve flores roubadas entre uma reunião e outra num jardim camarário perto do local de trabalho... Houve um postal comprado à pressa, que nada tinha a ver com o dia dos namorados, mas que tinha tudo dito... Houve declarações de amor incondicional por email... Mas acima de tudo houve muito amor...

E claro houve doces... Os waffles ao acordar e uns bombons que partilhamos no trabalho com os amigos com quem almoçamos. Porque tudo são formas de dizermos o quanto gostamos de alguém! E não precisa de ser a nossa cara-metade!

Este bombons foram feitos no dia antes, um pouco sem tempo... O resultado finalnão ficou perfeito, mas o amor também é ele imperfeito...

A inspiração foi o chocolate, para mim o maior afrodisíaco do mundo... A que juntei morangos, para mim a melhor combinação de todas...

E é com eles que participo no passatempo a decorrer no blog Alquimia dos Tachos (blog que aconselho vivamente a visitarem).

__________________________

Bombons de morango

[fez cerca de 24]


Ingredientes:

- 1 lata de creme de leite da Nestlé

- 100 gr de chocolate branco da Pantagruel

- 100 gr de morangos

- 2 colheres de chá de gelatina neutra

- 8 colheres de chá de água quente

- 200 gr de chocolate Pantagruel + 100 gr de chocolate de leite


Preparação:

Prepare a mousse. Transforme os morangos em polpa.

Leve ao lume, em banho-maria, o creme de leite, o chocolate branco e a polpa de morangos até derreter o chocolate por completo.

Desfaça a gelatina na água quente e junte gradualmente à mousse. Leve ao frio a prender um pouco.

Tempere o chocolate, isto é, misture o chocolate de culinária com o chocolate de leite e derreta. Esta tarefa não é simples, porque se passar a temperatura, fica com uma pasta que não serve para nada e já não consegue reverter o processo... Há quem derreta em banho-maria (o recipiente não pode estar em contacto directo com a fonte de calor, apenas pode estar sob o vapor). Há quem derreta no micro-ondas parando constantemente e mexendo constantemente para que não passe do ponto (foi este o método que utilizei).

Aconselho vivamente a verem ESTA informação que está no site Flagrante Delicia e já agora a verem o vídeo que AQUI coloco onde explicam o restante processo para fazerem as paredes dos bombons de chocolate (o próximo passo).

Assim que tiverem o chocolate temperado, coloquem nas formas para bombons. Batam com o fundo para que não se formem bolhas de ar. Atenção para que a camada não fique grossa demais. Leve um pouco ao frio.

Quando o chocolate estiver sólido (basta apenas uns 5 a 10 minutinhos) recheie com a mousse de morango. Não encha demais porque ainda vai cobrir com a base de chocolate (veja o vídeo). Depois de cobrir o bombom, leve ao frio e desenforme apenas quando estiver bem sólido.


Nota: a quantidade de mousse de morango é bastante superior à necessária. Eu aproveitei para, o restante que não serviu para os bombons, deitar em tacinhas e comer como sobremesa.

____________________________

A foto dos corações foi retirada da internet.

____________________________

 

Comentários

  1. Hum...os bombons ficaram lindos. Uma verdadeira tentação!
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Ui que tentação! Posso tirar um?... ou dois! hehehe que maravilha! Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Que corações mais bonitos tens!! E estes sao para a ressaca?? Entao eu nao me contento só com um!! Têm que ser mais!!
    Adorei a receita!
    Beijinhos,
    Mena

    ResponderEliminar
  4. Que belos bombons e deve ser uma delicia, vou levar a receitinha comigo;) Adorei o formato em coração!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Que belo aspecto!!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Pena não almoçares comigo ... esses chocolates têm tão bom aspecto!!!!! :D
    Beijinho bem doce amiga :)

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha de bombons... se foram feitos sem tempo e ficaram essa perfeiçao imagino entao commais tempo... rxcelente!


    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  8. Tão lindos!! :)
    Depois de ler o teu comentário lá no No Soup, tinha que vir espreitar.
    Uma das coisas que aprendi é que como diferentes tipos de chocolate como o de leite e o preto devem ser temperados a temperaturas diferentes, o resultado fica ainda melhor se forem temperados em separado.
    Isto do chocolate é mesmo um mundo guloso! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de experimentar como dizes! Estes foram feitos com tanta pressa... Ja fiz tantos e correram tão bem... Enfim, para a próxima corre melhor. Pelo menos estavam maravilhosos de sabor :-)

      Eliminar
  9. Fiquei mesmo curiosa: como serão eles por dentro? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem que queria ter tirado uma foto... Do contraste de cores e cremosidade... Mas infelizmente a pressa desta vez nao o permitiu... :-( ficaam, sem duvida, deliciosos!

      Eliminar
  10. Que lindos bombons! Levo dois comigo. ;)

    Beijinhos e bom fim de semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  11. Que belos bombons!! Levo uns quantos pois a minha ressaca é grande ;)

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Estes bombons são uma perdição, levo alguns se me deres licença :)
    Bjns e bom fim de semana
    Isabel

    ResponderEliminar
  13. Querida,

    Posso levar quantos ?
    É que adorei-os e não me vou contentar com somente um, como é natural ! ;-)

    Ficaram fantásticos Sonia, bem aproriados à época obviamente, mas servem em qualquer ocasião para celebrar o Amor e a Amizade ! :)

    Temperar o chocolate não é, definitivamente, tarefa nada fácil ! ;-)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se pudesse,partilhava contigo e com todas as meninas e meninos que me acompanham sempre com tanta dedicação e carinho. Estes podiam ter saído mais bonitinhos... Mas a pressa era tanta... Enfim, bons eram! Pelo menos isso!

      Eliminar
  14. Obrigado a todos pelos comentários tão doces! Partilho todos estes bombns convosco... Nao é. Ideal, mas conta a intenção :-)

    ResponderEliminar
  15. "A vida é mesmo uma caixinha de surpresas e se plantamos amor, é amor que recebemos!" curioso, é assim que eu penso:)
    Mesmo feitos sem tempo, estava lá o principal, o carinho, e, isso nota-se!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito amor e carinho mesmo Duxa! Sempre! Obrigado pela visita! Um excelente fim de semana!

      Eliminar
  16. Fabulosos esses bombons :)... Eu servia-me já de um!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Nunca fiz bombons!
    Que lindo e perfeitos ficaram os teus!
    Adoraria provar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. É caso para dizer que amor com amor se paga e os teus chocolates estão lindos e imagino-os bem deliciosos. Nunca experimentei temperar chocolate e até tenho medo de o fazer...
    Beijocas,
    Lai.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…