Avançar para o conteúdo principal

.

Mel & Soja

O Mário é fã de sushi... De tal forma que já fez alguns workshops para aprender a fazer e em casa já foi fazendo algumas experiências.

Num dos últimos cursos aprendeu a abrir um peixe... Pelo que me conta, eram 5 marmanjões a desmanchar e a comer directamente de um salmão... Só de pensar fico com os cabelos em pé, mas veio tão confiante que agora compra o peixe e desmancha-o em casa.

E foi como resultado de uma dessas experiências, que guardou uns lombinhos perfeitos para mais tarde cozinhar.

O salmão é sem duvida um peixe que muito apreciamos cá por casa e que se presta a inúmeras variantes. Neste caso juntei-lhe o melhor mel do mundo - veja AQUI como comprar - e uns cajus divinais e voilá, em três tempos tínhamos uma refeição fácil, rápida e deliciosa!

________________________

Salmão com mel, soja e cajus

[serve 3 pessoas]


Ingredientes:

- 3 lombos de salmão

- 2 colheres de sopa de mel

- 2 colheres de chá de soja

- sumo de meio limão

- sal qb

- azeite qb

- 2 folhas de louro

- 4 dentes de alho

- 5 folhas de sálvia

- 1 raminho de alecrim

- 2 mãos cheias de cajus naturais (usei sem sal e sem ser torrado)


Preparação:

15 minutos antes de cozinhar, misture o sal, o molho de soja, o mel e o sumo de limão. Barre os lombos de salmão e reserve.

Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite, o louro e os alhos picadinhos. Deixe só aquecer e junte os lombos de salmão, cozinhando, apenas ,uns 2 minutinhos de cada lado para não ficarem muito secos. Retire e reserve.

Junte os cajus, o alecrim e as folhas de sálvia ao azeite onde passou o salmão e deixe só ganhar alguma cor.

Sirva os lombos com os cajus e acompanhe a gosto. Eu acompanhei com esparguete cozida.

_______________________

 

Comentários

  1. Bom dia! Também gosto muito de usar salmão, presta-se a um sem número de pratos. Esta tua versão ficou 5 estrelas! ;)
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspecto execelente!! Simples e delicioso!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso da sugestão, o aspecto é uma maravilha!

    ResponderEliminar
  4. Uma das minhas combinações favoritas! Fica delicioso com salmão

    ResponderEliminar
  5. Excelente aspecto amiga! Que delicia, ainda por cima está a chegar a hora de almoço...
    :) beijinho grande!

    ResponderEliminar
  6. Mais uma coisa qe temos em comum, também não sou grande apreciadora de sushi, mas adoro salmão e é um peixo muito versátil na sua confecção, adorei a tua sugestão, ficou um prato super apetitoso e com um aspecto muito saboroso.

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Ficou mesmo com bom aspecto :) caju e mel... Que maravilha!
    Gostei mesmo do prato :)

    ResponderEliminar
  8. Que refeição maravilhosa!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Adoro salmão e já tenho as papilas gustativas a pular...
    Soja e mel... Deve ser fantastico!!

    ResponderEliminar
  10. olá,
    que lindo empratamento=)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha de refeição. Adoro salmão e o teu está mesmo convidativo!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic