Avançar para o conteúdo principal

.

Filetes de peixe panados

Adoro filetes de peixe! Especialmente de peixe espada preto! Mas são tão caros, que às vezes acabo por não comprar... Para matar saudades, costumo comprar na Makro uns igualmente bons, mas a metade do preço - filetes de linguado.

Este fim-de-semana, para participar no desafio a decorrer na pagina de facebook da Espiga, resolvi experimentar um novo tempero e panar com pão ralado, em vez de apenas ovo. Ficaram muito bons e estaladiços. O truque de passar por farinha de milho em vez de farinha de trigo faz mesmo a diferença!

Pena mesmo foi, depois de tanto trabalho, a receita não ser admitida a concurso porque usei apenas uma das misturas de especiarias novas e não duas, como diziam as regras... Confesso que fiquei frustrada... Mas regras são regras e lá tenho de aceitar o argumento...

Seja como for, a concurso ou não, resultou numa excelente refeição. Adorámos e ainda deu para incluir na marmita do dia seguinte!

_____________________

Filetes aromáticos panados

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 8 filetes de linguado

- sumo de 1 limão

- sal refinado qb

- mistura de salsa e alho Espiga

- mistura de salsa e limão Espiga

- óleo para fritar

- 1 embalagem de pão ralado alho e salsa Espiga

- farinha de milho Espiga para panar

- 2 ovos


Preparação:

Tempere os filetes com sal refinado, as misturas Espiga e o sumo de um limão. Deixe repousar uns minutos.

Coloque o óleo a aquecer e passe, sucessivamente, cada filete pela farinha de milho, pelo ovo batido e pelo pão ralado. Frite e coloque a escorrer em papel absorvente.

Acompanhe com um arroz malandrinho de espinafres e um salteado de cebola, courgete e cenoura. Bom apetite!


Nota: Para fazer desta refeição uma refeição ainda mais rápida, tempere e pane os filetes previamente e congele. Vá utilizando à medida que for precisando.

________________________

 

Comentários

  1. Eu ADORO filetes panados!

    Estão com muito bom aspecto mesmo!*

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto!!! Ficaram mesmo uma maravilha ;)
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. humm, devem ter ficado estaladiços e saborosos.
    mais concursos virão.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Aiii que delicia!!!! E deixaste me com vontade de fazer... Achas bonito?!!! =P Lá tenho que encaixar isso na ementa da próxima semana! =) Adorei os teus!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficaram mesmo apetitosos! Obrigada pela dica da congelaçao desconhecia por completo.

    Beijnhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro panados !!!! Ficaram lindos assim! Vou experimentar com farinha de milho !!!
    Beijocas minha linda!

    ResponderEliminar
  7. Foi pena, mas em compensação ficou com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  8. Olha amiga,

    Compreendo perfeitamente a tua frustração, depois do trabalho e empenho que tiveste, fazer tudo com carinho para o passatempo e não ser validada a participação... enfim... foi chato de facto ! :)
    Mais oportunidades virão, Sonia, que não te doa a cabeça ! :)

    Gostei tanto desses filetes, ficaram tão apetitosos, imagino sim o aroma especial que lhe deu o tempero que usaste...gosto tanto de ver as diferentes formas de preparação dos mesmos ingredientes, aprendo imenso e contigo tenho aprendido bastante, devo dizer-te ! :)

    Beijinhos querida

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt


    ResponderEliminar
  9. Aqui apreciamos muito uns filetes e costumo comprar dos de pescada e dos de peixe panganasius (qualquer coisa assim...) ...Faço de maneira semelhante e adoramos!!
    Bjoak
    rIta

    ResponderEliminar
  10. Oh Sónia, mas eu na receita vejo que usas duas misturas!! Qual foi a parte entao que nao entendi? Olha pois pena para eles, que estes filetes deviam estar de rechupete!! Adoreii!

    Beijinhos,
    Mena.

    http://asaventurasdeumamama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Sou apaixonada por filés empanados, nunca provei aromatizado, me parece muito gostoso.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Estão deliciosos!!! Ficaram mesmo bons, eu também adoro filetes e os teus estão demais!!!
    Beijinhos da Ana
    http://receitasdemassaspastas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Tambem estou como tu adoro peixe de espada preto, mas o preco e realmente caro. Apesar de tudo e um dos meus peixes preferidos. Adorei esta receita. As fotos dao agua na boca.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  14. Ficaram com um aspeto bem apetitoso, kiss
    Susana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic