Avançar para o conteúdo principal

.

Uma visita

Este sábado recebi a visita do meu sobrinho! Duas pestes a correr pela casa significa fome de hora a hora e lembrei-me de fazer um bolo logo pela manhã. Claro está, tinha de ser simples. Claro está de chocolate, porque ambos são fãs. Claro está com passas, porque a minha Joana me pediu à ultima da hora. No entanto, ainda que não estivessem previstas na receita que imaginei, a verdade é que a textura que acabaram por conferir ao bolo, resultou muito bem.

Mais um bolo daqueles por intuição... Abre-se o despenseiro, tiram-se ingredientes e resulta... Fico contente!

Quando o fiz tinha a ideia de publicar de imediato a receita (apesar de ter mais de 50 pendentes de publicação). Num dia de tão mau tempo, sair de casa não é opção, é assustador! E, por isso, quis publicar a receita a tempo do lanche. Mas... Preferi dar prioridade às visitas aos blogs que sigo... Já que tinha dois dias de atraso... O problema é que tive nisto 4 horas... Neste momento sou seguidora de 186 blogs/domínios! Daquelas seguidoras que lê todos os posts e que tenta deixar comentários a todos. São uma parte fundamental da minha inspiração e tiro desses momentos um enorme prazer... So que, claro, é uma atividade algo consumidora de tempo...

Bem... Numa dessas visitas encontrei até quem se inspirasse em receitas minhas! Não sei se todas(os) sentem o mesmo, mas sinto que é um verdadeiro privilégio! Até fiquei com a lágrima no canto do olho... É este o objectivo do blog - partilhar! E saber que há quem esteja desse lado a ler, a comentar, mas também a experimentar; é uma sensação única.

Quanto à receita do bolinho, chega agora... Quem sabe ainda a tempo de uma chávena de chá à seia. Espero que gostem!

___________________________

Bolo de chocolate com passas

Ingredientes:

- 4 ovos

- 170 gr de açúcar amarelo

- 40 gr de chocolate em pó Pantagruel

- 65 gr de curd de laranja (opcional)

- 1 iogurte natural

- 1 colher de chá de fermento

- 150 gr de fécula de batata

- 100 gr de farinha Branca de Neve

- 35 gr de de corintos/passas brancas

- quadrados de chocolate de leite qb (usei 6)

- manteiga para untar e farinha para polvilhar

Nota: com tinha um restinho de curd de laranja que fiz AQUI, resolvi adicionar à receita para lhe dar um travo a laranja já que gosto bastante da combinação com chocolate. Mas é opcional, pode adicionar outro aroma à sua escolha (café, baunilha, raspa de limão, raspa de laranja, etc.).

Preparação:

Aplique a borboleta no copo da Bimby. Coloque as claras no copo e programe 5 minutos, velocidade 3. Retire e reserve.

Sem lavar o copo, coloque as gemas e o açúcar e programe e 5 minutos, 37º, velocidade 2 e 1/2. Quando faltar um minuto para o final, adicione o chocolate pelo bocal da tampa da Bimby.

Adicione o iogurte e o curd de laranja e programe mais 1 minuto, velocidade 2 e 1/2. Peneire os ingredientes secos e adicione à restante massa do bolo. Programe 1 minuto, velocidade 2 e 1/2.

Junte as claras reservadas e misture com uma espátula o resto da massa com movimentos verticais de baixo para cima.

Pré aqueça o forno a 200º.

Unte uma forma de buraco e polvilhe com farinha. Coloque a massa dentro da forma e coloque gentilmente os quadrados de chocolate de leite por cima (eles irão afundar na massa). Termine com as passas no topo do bolo. Para garantir que não afundam, misture-as com um pouco de farinha.

Leve ao forno cerca de 35 minutos ou até que espete o bolo com um palito e ele saia limpo.

Alternativa de preparação:

Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo firme. Reserve.

Entretanto, bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e alto. Adicione o chocolate em pó e misture bem.

Adicione o iogurte e o curd de laranja e misture uma vez mais até que todos os ingredientes estejam bem ligados.

Peneire os ingredientes secos e adicione à restante massa do bolo. Bata bem. A massa estará boa quando fizer bolinhas de ar.

Junte as claras reservadas e misture com uma espátula o resto da massa com movimentos verticais de baixo para cima.

Pré aqueça o forno a 200º.

Unte uma forma de buraco e polvilhe com farinha. Coloque a massa dentro da forma e coloque gentilmente os quadrados de chocolate de leite por cima (eles irão afundar na massa). Termine com as passas no topo do bolo. Para garantir que não afundam, misture-as com um pouco de farinha.

Leve ao forno cerca de 35 minutos ou até que espete o bolo com um palito e ele saia limpo.

________________________

 

Comentários

  1. Nem me fales em miudos!! Os meus quando estao em casa é um desasossego!! E este bolinho está perfeito!! Eu vou pro chá do serão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Chamaste por mim? :) a palavra Chocolate faz parte do meu mome :))eu adoro bolos de chocolate e este com as passas deve estar delicioso. Também já fiz um bolinho para o lanche, embora não tenha meninos pequeninos, são muito gulosos.

    Bjns e bom domingo
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que bolinho bom. Agora comia uma fatia:) Além do blog de culinária temos mais coisas em comum, também acho fundamental visitar os blogues que sigo e deixar um miminho, é um incentivo muito importante para quem se preocupa em partilhar connosco as suas delicias, e também esta semana fiquei super contente quando uma das minhas seguidoras fez uma receita que eu tinha publicado e depois veio dar-me o feedback que tinha gostado muito, e no meu caso ainda sou uma "bébé" nestas andanças, por isso também foi um incentivo muito importante.
    Obrigada pelo carinho que também tens deixado no meu blog:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Joana. É muito importante valorizarmos o trabalho dos outros :-). Obrigado por valorizares o meu ao fazeres-me esta visita tão simpática :-)

      Eliminar
  4. Esse bolo tem um aspecto delicioso, adorei a adição do curd!
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Sónia amiga, gostei muito do teu bolinho. O açúcar amarelo é mesmo muito bom para o bolo de chocolate. Achei muito original a ideia de juntares o curd de laranja.
    Beijinhos da Ana Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. O bolinho ficou com um aspecto tão guloso que dá vontade de comer uma fatia! :) Sei bem o que queres dizer :) Eu tento visitar todos os blogs de que sou seguidora, mas nem sempre consigo responder a todos os posts.
    De facto dá uma satisfação imensa ver que há quem esteja do outro lado do ecrã e aprecie as nossas receitas e que as faça e as elogie. Isto porque quando nós cozinhamos, cozinhamos de coração, com muito amor e carinho, como foi o caso deste bolinho! Por isso, quando outras pessoas se inspiram numa receita nossa, é como se estivessem a espalhar o amor que nós pusemos no que fizemos.

    Uma beijoca grande! E bom domingo!

    ResponderEliminar
  7. Querida,

    entendo na perfeição o sentimento que descreves ao te dares conta de que alguém se tinha inspirado em ti para executar uma receita, ou pelo carinho que te demosntram...
    Sinto o mesmo e foi isso que partilhei na publicação do aniversário do blog, é bom quando nos entendem e sentem assim também, por vezes ficava a pensar se seria só eu ! :)

    E eu também tenho visitas atrasadas, também gosto de ler as publicações e deixar comentários a contento que de certa forma retribuem o carinho de quem partilhou connosco pedaços de Vida.

    E potanto de digo que o teu bolo de Chocolate faria as minhas delicias, já sabes não é ? Chocolate, chocolate... sempre Chocolate !
    Claro que os "pestinhas" adoraram, não tinham porque não adorar, amiga, ele ficou com uma aparência de comer e chorar por mais ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Ficou um super bolo e bem inchadinho em cima.
    Melhor, n podia ser.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Pois é querida,
    Visitar blogues, agradecer comentários, enfim, ser simpática e retribuir o carinho que nos oferecem é, para mim, não só obrigatório, como um sinal de educação, pois mesmo que não te identifiques muito com um blogue, se o administrador desse blogue te visita e comenta, o mínimo que se pode fazer é SER-SE EDUCADA(O) e retribuir e responder.
    Claro que isso demora e consome-nos tempo, mas é , na minha opinião, um dos prazeres de se ter um blogue e de administrá-lo.
    Eu sempre que me sento a agradecer comentários e visitas, é a manhã ou tarde toda, mas faço-o com prazer!
    O teu bolinho está super apetitoso e com uma combinação magnífica de sabores!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Que bolinho bom. Eu também sigo centenas de blogs e às vezes tenho mesmo que fazer uma pausa para não aborrecer o meu marido que pede atenção constante. Gosto de ler todo a publicação antes de deixar uma mensagem, por muito mínima que seja, mas que indica - passei por cá e gostei do que li.Às vezes estou tão entretida que me esqueço do passar das horas. Mas aprendemos tanto que vale bem a pena.

    ResponderEliminar
  11. Un bizcocho perfecto para tomar con un buen café!!
    Ana de JUEGO DE SABORES

    ResponderEliminar
  12. Fique comovida com tantas palavras meigas! Sinto-me parte do todo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic