Avançar para o conteúdo principal

.

Mais uma tarte - tarte de maçã!

Gosto de tartes. E foi a propósito da tarte de amêndoa que publiquei esta semana AQUI que me lembrei que tenho uma outra tarte por publicar - a minha tarte de maçã. Honestamente, o termo ''minha' é bastante abusivo... Atendendo a que a receita é retirada e adaptada do livro base da Bimby. Mas é tão boa.... Resulta tão bem e é tão parecida com uma que era feita pela minha avó, que passou a fazer parte da herança gastronómica da minha família.

É deliciosa, mas tem um terrível defeito! É tão rápida e simples de fazer (especialmente para quem tem Bimby) que é só apetecer-me que rapidamente aparece feita e mais rapidamente ainda desaparece... Talvez se fosse mais complexa, me desse a preguiça e não me levantasse do sofá de propósito para a fazer... Com certeza pouparia umas calorias...

Bem! Como dias não são dias e desta vez até tinha a desculpa do aniversário da querida Isabel do blog 'Emoção às colheradas' (recomendo vivamente a visita)... Cá deixo a receita! Uma tentação!

__________________________

Tarte/Bolo de maçã


Ingredientes:

- 7 maçãs (uso starking ou reineta)

- sumo de 1 limão

- 1 ovo inteiro L

- 2 gemas L

- 150 gr de açúcar

- 130 gr de manteiga

- 10 gr de vinho do Porto

- 170 gr de farinha

- 2 colheres e meia de chá de fermento para bolos

- 1 pitada de sal

- 35 gr de nozes

- 1 colher de sopa de canela

- açúcar em pó qb para enfeitar


Preparação:

Coloque as nozes no copo da Bimby e dê dois golpes de turbo. Retire e reserve.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Descasque e descaroce a maçã. Corte em quatro e lamine finamente, sem despegar os gomos. Regue com o sumo de limão e reserve.

Coloque no copo da Bimby o ovo, as gemas e o açúcar e programe 2 minutos, 37º, velocidade 4. Junte a manteiga e o vinho do Porto e misture 6 segundos, velocidade 4.

Adicione a farinha, o fermento e o sal e programe 15 segundos, velocidade 3.

Deite a massa do bolo/tarte numa forma de tarte, de fundo amovível (como a massajá tem gordura, não precisa untar). Distribua os gomos de maçã com a parte laminada para cima. Polvilhe com a canela e com o miolo de noz reservado.

Leve ao forno cerca de 30 minutos.

Retire e deixe arrefecer. Desenforme e polvilhe com açúcar em pó a gosto.


Alternativa de Preparação:

Moa as nozes, grosseiramente, num almofariz e reserve.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Descasque e descaroce a maçã. Corte em quatro e lamine finamente sem despegar os gomos. Regue com o sumo de limão e reserve.

Bata bem o ovo, as gemas e o açúcar até obter uma mistura alta e fofa. Junte a manteiga e o vinho do Porto e misture bem, uma vez mais.

Adicione a farinha, o fermento e o sal e junte muito bem.

Deite a massa do bolo/tarte numa forma de tarte, de fundo amovível (como a massajá tem gordura, não precisa untar). Distribua os gomos de maçã com a parte laminada para cima. Polvilhe com a canela e com o miolo de noz reservado.

Leve ao forno cerca de 30 minutos.

Retire e deixe arrefecer. Desenforme e polvilhe com açúcar em pó a gosto.

______________________

Inspirada na receita de Tarte de Maçã do livro 'As Receitas Essenciais' da Bimby.

_______________________

 

Comentários

  1. Fiquei colada ao ecrã! Tarte de maçã é daquelas coisas que simplesmente adoro :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada querida :)
    Adorei esta tarte, apetece comer e repetir vezes sem conta :)
    cá em casa tartes de maça fazem sempre sucesso e esta mesmo sendo para o meu aniversário, vou levar a receita para fazer mais tarde.
    Bjns e obrigada
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ficou mesmo uma tarte linda e saborosa!!! Adoro!!!
    Beijinho amiga :)

    ResponderEliminar
  4. olá! Adoro tartes de maçã e esta ficou mesmo com um aspecto magnifico... acho que vou levar essa fatiazinha... ;)
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  5. esta tarte deve ser de comer e chorar por mais!!!
    estou maravilhada!

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha, também gosto imenso, é tão boa!

    ResponderEliminar
  7. Que delícia! Ficou linda e o prato é fantástico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. É das minhas tartes preferidas e é tão fácil de fazer, que maravilha!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Que delícia de tarte. Esta é uma combinação que adoro... maçã, canela e nozes!!!!
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  10. E que tentação essa torta eu adoro maça,vou levar a receita
    beijos

    ResponderEliminar
  11. Lá em casa não resistimos a tarte de maçã :)... Está mesmo super gulosa a tua!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que delícia!! Também não resisto a tarte de maçã e esta ficou maravilhosa. Como não tenho esse livro, vou levar a receita,ok?
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. Deliciosa e tentadora! Gosto do facto de teres utilizado nozes, confere-lhe uma textura crocante.
    Beijinhos da Ana

    ResponderEliminar
  14. Que maravilha querida!!
    Adoro tarte de maçã, aliás, adoro bolos com maçã em geral e esta tua tarte, seja da Bimby ou não, é uma verdadeira maravilha de aspecto!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    p.s. - em relação à tua pergunta, sim a pavlova coze mesmo por 5 horas e é importante desligar o forno e não sermos tentadas a abri-lo até que esteja completamente fria, pois assim mantem-se estaladiça por fora e húmida por dentro.

    ResponderEliminar
  15. Adorei esta tarte, ficou linda e com um aspecto super delicioso:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  16. Vou ter que experimentar, pois adoro tartes de maça :)
    Jinhusss

    ResponderEliminar
  17. Adoro tudo o que leve maçãs!! E ficaram-me aqui os olhos!
    Esta fatia dizia, Mena come-me!!
    Levo-a comigo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Linda e deliciosa, amiga ! :)
    Já a fiz várias vezes e adoro também !

    Excelente oferta para a Isabel, que é um doce de pessoa ! :)

    Beijinhos grandes

    Isabel

    ResponderEliminar
  19. Fiz a receita e ficou uma delicia :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic