sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Frascos originais

O novo ano trás sempre novas resoluções que dão origem a listas infindáveis de objectivos. Um, dos que consta sempre da minha lista, é 'ser mais organizada'. Quem é que não sonha em ter uma cozinha tipo ikea onde tudo parece organizadinho??? Na minha cozinha, às vezes, parece que vivemos lá. Viver na verdadeira acepção da palavra - dormir, comer, estudar, ver TV, etc... Tal é o caos...

Eu sei que é sinal de que é uma cozinha feliz, com vida, mas a verdade é que às vezes gostava que fosse mais parecida com as que aparecem nas fotos do ikea, mais 'limpa', mais organizada...

Com o novo ano, resolvi dar um novo ar a algumas coisas, ao mesmo tempo que tentei organizar melhor o espaço. Resisti ao apelo de algumas lojas (os tempos não estão para grandes compras) e resolvi eu própria dar um toque personalizado aos frascos onde guardo mercearia e afins - arroz, massa, esparguete, açúcar, farinha, sal, louro, azeite e vinagre.

Adorei o resultado final... Adorei mesmo! Por isso, não podia deixar de partilhar aqui convosco porque, às vezes, com um pouco de vontade de imaginação e com algumas coisas simples, conseguimos obter resultados bem giros.

____________________________

Como fazer?


Material:

- Frascos de vidro (pode reciclar)

- Tinta de ardósia

- Fitas para delimitar a pintura (em alternativa, pode utilizar fita-cola)

- Pincéis

- Palitos


Forma de fazer:

Escolher os frascos e garantir que a superfície onde vai pintar está limpa e seca.

Delimite a área que quer pintar com fita própria para o efeito (opcionalmente pode utilizar fita-cola). No meu caso, nos frascos mais pequenos, fiz um rectângulo com 5 cm de comprimentos e 4 cm de largura. Nos frascos maiores, fiz um rectângulo com 6 cm de comprimentos e 5 cm de largura.

Pinte, com um pincel, a área delimitada com tinta de ardósia (existem diversas cores - preto, cinza, azul, rosa, verde, etc. Optei por preto). Deixe secar cerca de 20 minutos e retire com cuidado a fita delimitadora.

Com um palito limpe pacientemente algum excesso.

Ao fim de um dia, pode personalizar cada frasco escrevendo a giz o conteúdo do mesmo.


Nota: a tinta de ardósia e a fita existem à venda na secção de pintura do Leroy Merlin (ou outra do género).

__________________________

 

21 comentários:

  1. Ena! Vou ... COPIAR!!!! Que sugestão tão gira! Parabéns!
    Quanto ao tema da cozinha, tembém tenho a impressão de que é o espaço da casa mais ocupado, ou pelo menos que mais arrumo :(
    Beijinho grande! *

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindos! Adorei a tua ideia! Acho que vou copiar hehehe ficaram mesmo muito giros! Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Tenho essa mesma resolução no início do ano. Ser mais organizada e mais fada do lar!!! Mas porque é que eu não sou mais martha stuart!!! Gostei muito da tua ideia e até tenho lá tinta de ardósia.... Se fizer publico e depois venho aqui dizer!!! ;) Beijinho

    ResponderEliminar
  4. N conhecia a tinta, acho a ideia originalissima!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olha que boa ideia!!! Nem me tinha lembrado de dar esse uso à tinta de ardósia :D
    Ficarem bem giros!!!!

    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  6. Ficaram muito giros! Eu tambem organizo com frascos, mas eu sou mais preguiçosa e são simples frascos vidro:)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ficou muito original, o problema é que se apaga com facilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade achei que se apagassem mais... Mas tambem há sempre um pau de giz à mão caso seja necessário retocar... E se quiser alterar o conteúdo, posso sempre passar com um pano húmido e voltar a escrever :-).

      Eliminar
  8. Obrigado pelas palavras simpáticas! Conto ao longo do ano ir colocando aqui outras ideias deste tipo, que nos ajudem a poupar uns trocos e a dar um toque diferente e personalidade às nossas coisas :-)

    ResponderEliminar
  9. Ah... que giros Sonia !
    Belíssima idéia, ficaram todos iguais, em fileirinha, tão lindinhos !!! :)))

    Eu adorava colocar todos os meus frascos fora e comprar todos iguaizinhos assim como os teus, mas fica dispendioso, ainda... além de que os tenho na despensa e não se veem, com muita pena minha, não tenho espaço na cozinha para os ter à vista, mas adorava !

    Adoro estas idéias, excelente ! :)

    Beijoquinha

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel os frascos nao precisam de ser todos iguais, pode até, reciclar frascos de mokambo, polpa de tomate, etc... As vezes na diferença é que esta a graça... E o simples facto de ficarem com os rótulos todos iguais da-lhe aquele ponto em que os torna todos da mesma 'família' :-). Na verdade é dispendioso criar de raiz... Mas se for fazendo com base no que tem acaba por fazer uma graça sem grandes custos... O sal e o louro, o azeite e o vinagre serão para ficar na bancada, à mão. Os restantes frascos serão para ficar arrumados dentro do despenseiro. Ainda assim, da-me mais jeito ter à mão, assim organizado, do que deixar nos pacotes originais... É uma questão de gosto!

      Provavelmente utilizarei esta ideia nos frascos de doce que vou oferecer no Natal do próximo ano... Acho que vao ficar girrissimos

      Eliminar
  10. Ficaram mesmo giros :) super original esta ideia!!
    Obrigado pela visita e simpático comentário!!!

    ResponderEliminar
  11. Olá amiga, eu também já faço isso na minha cozinha há já algum tempinho, gosto de reciclar e por isso uso frascos de vidro de café, azeitonas etc...
    Gostei muito da sugestão da tinta de ardósia, a tua sugestão para rótulos é muito original, uma excelente ideia. Um bom fim de semana.
    Beijinhos
    Ana Pinheiro

    ResponderEliminar
  12. Olá outra vez, vim só dizer que já concorri ao teu passatempo aqui http://saboresaconchegantes.blogspot.pt/2013/01/doce-de-bolacha-e-amendoa.html.

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito desta ideia :) Obrigada pela visita ao meu blog.

    ResponderEliminar
  14. Adorei a ideia, giro, simples e prático.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. A ideia da tinta de ardósia é engraçada. Nunca me passou pela cabeça utilizar, neste caso. Mais uma boa dica. Obrigada.

    ResponderEliminar