terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sopa festiva

Gosto tanto dos produtos que o Outono oferece, que seria imperdoável não fazer uma sopa. Uma sopa diferente, quente, de sabor adocicado a fazer lembrar o calor surpreendente do Verão de São Martinho.

Diria que não é uma sopa consensual… Mas é sem dúvida uma sopa aveludada, especial, diferente, que pode ser servida num jantar especial de família e/ou amigos.

Por ser uma sopa festiva lembrei-me de participar com ela na festa do primeiro aniversario do blog 7 gramas de ternura. Espero que este aniversário se repita por muitos anos porque, sem duvida, veio enriquecer o universo da blogosfera culinária.

______________________________

Sopa de Outono

[serve 6 pessoas]


Ingredientes:

- 450 gr de abóbora aos cubos

- 160 gr de batata-doce

- 4 dentes de alho

- sal e azeite qb

- 100 gr de feijão verde redondo (pode utilizar do comum)

- 300 gr de castanha cozida (peso já sem casca)

- 50 gr de bacon


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200º.

Coloque num tabuleiro de forno a abóbora, a batata-doce e os dentes de alho (com casca) temperados de sal e regados com um fio de azeite. Leve ao forno cerca de 20 minutos.

Retire, pele os alhos e coloque tudo no copo da Bimby junto com cerca de 900 gr de água e as castanhas cozidas. Aplique a Varoma com o feijão verde cortado e programe 20 minutos, varoma velocidade 1.

Findo o tempo, passe a sopa cerca de 1 minuto, velocidade 3-5-7. Junte um fio de azeite e rectifique os temperos. Adicione o feijão verde ao puré. Se gostar do puré mais ralo, adicione um pouco mais de água.

Numa frigideira antiaderente passe o bacon cortado em pedaços pequenos. Sirva a sopa polvilhada com um pouco de bacon.


Alternativa de Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200º.

Coloque num tabuleiro de forno a abóbora, a batata-doce e os dentes de alho (com casca) temperados de sal e regados com um fio de azeite. Leve ao forno cerca de 20 minutos.

Retire, pele os alhos e coloque tudo num tacho junto com água (até cobrir os alimentos, cerca de 900 gr) e as castanhas cozidas. Aplique um passador de rede por cima, com o feijão verde, para que o mesmo possa ir cozendo ao mesmo tempo que a sopa, mas ao vapor.

Deixe cozinhar cerca de 20 minutos ou até que o feijão verde esteja cozinhado, mas al-dente.

Findo o tempo, passe a sopa com a varinha mágica. Junte um fio de azeite e rectifique os temperos. Adicione o feijão verde ao puré. Se gostar do puré mais ralo, adicione um pouco mais de água.

Numa frigideira antiaderente passe o bacon cortado em pedaços pequenos.

Sirva a sopa polvilhada com um pouco de bacon.

____________________________





















3 comentários:

  1. Hummm amiga , eu e o feijão verde na sopa não somos lá muito compatíveis... mas com batata doce e as castanhas ... parece-me tão bem !!! Fica realmente bem aveludada e com um ar tão gourmet :))
    Adorei !

    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  2. Esta sopa esta fabulosa. Combinacoes perfeitissimas. Fiquei completamente rendida.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Adoro tudo nesta sopa, desde os ingredientes utilizados, à apresentação 5*****!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar