quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Queijo em azeite

Adoro passear, conhecer novos sítios, mas especialmente provar os petiscos de cada região! Como se ainda houvesse dúvidas do quanto sou gulosa...

Pois bem, nos meus passeios por Odemira descobri um produtor de queijos fantásticos, com já referi AQUI. E como recentemente tenho por lá passado, não tenho perdido a oportunidade de trazer alguns queijos de cabra bem sequinhos, perfeitos para colocar em azeite aromático e oferecer nos meus cabazes de Natal.

Acho que todos ganham... O produtor que vende os queijos, eu que poupo porque não tenho intermediários pelo meio e garanto queijos o mais fiéis possíveis à tradição e quem recebe os meus presentes já transformados.

Claro que quanto melhor for o produto, mais especial este presente fica. Mas quem não tenha a mesma hipótese que eu, pode usar o queijo que tiver à sua disposição e orçamento. De preferência bem secos.

Para complementar o cabaz, aconselho a adicionar sugestões de utilização, já que se o queijo pode simplesmente ser utilizado nuns petiscos entre amigos ou numa salada ou pizza, o azeite pode também ser utilizado para temperar saladas ou ser utilizado na elaboração de pratos de massa.

______________________________

Queijo de cabra em Azeite aromatizado

[fiz 4 frascos de 0,33 cl]


Ingredientes:

- 5 queijos de cabra

- azeite qb

- 4 folhas de louro

- pimenta em grão qb

- ramos de oregãos qb


Preparação:

Este tipo de conservas pode levar os ingredientes que preferir, que tiver à mão e que o seu orçamento possa pagar. É muito versátil. No entanto, é importante que:

1. Os frascos que irá utilizar sejam bem esterilizados porque desse processo depende a boa conservação dos alimentos,

2. Todos os ingredientes devem ser tapados pelo azeite que vai utilizar,

3. Se optar por utilizar ervas frescas, branqueie primeiro em água a ferver por uns segundos passando de imediato por água fria. Outra opção passa por colocar as folhas numa folha de papel absorvente e levar uns 10 segundos ao micro-ondas.

4. Os aromas precisam de cerca de 3 semanas para poderem ser libertados no azeite, pelo que se aconselha a sua utilização apenas depois desse tempo de maturação. Este tipo de azeites aromáticos, têm cerca de 3 a 6 meses de validade.

5. Para garantir a boa conservação do azeite e do queijo, guarde em local arejado e preferencialmente escuro.

Depois de esterilizar os frascos, coloque a folha de louro, pimentas em grão a gosto (utilizei cerca de 1 colher de sopa em cada) e ramos de oregãos a gosto (utilizei cerca de 2 em cada frasco).

Corte o queijo em quatro partes e coloque 5 triângulos em cada frasco (obviamente que pode colocar mais ou menos desde que o azeite cubra o queijo e os restantes incidentes).

Feche e deixe maturar até oferecer.

Para criar um presente mais gourmet/profissional pode adicionar uma etiqueta personalizada e enfeitar a gosto com ráfia e/ou tecidos. Pode ver mais AQUI.

________________________________

 

6 comentários:

  1. Excelente idéia, tamém ando para fazer umas preparações desta forma tão saborosa e aromática. :)

    Gostei muito das dicas que aqui estão referidas ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá querida,
    Em primeiro lugar, muito obrigada pelas tuas visitas regulares e dedicadas e pelas tuas palavras sempre queridas.
    Adorei esta tua sugestão e é perfeita para presentes de Natal!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia adoro o teu cantinho! Nao há como nao visitá-lo sempre que posso. Faço-o com todo o prazer :-). Obrigado pela honra de visitares o meu cantinho também.

      Eliminar
  3. Excelente sugestão ! Como todas .. :)

    Sempre uteis!!!!

    Beijinhos doces :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado por todo o carinho e pelas visitas regulares :-)

    ResponderEliminar