Avançar para o conteúdo principal

.

Bolachas salgadas

Desde que vi esta receita no blog As Coisas da Mãe Sofia, tinha a certeza de que iria ficar fã. E assim foi! E são tão fáceis de fazer que não podiam faltar nos meus cabazes de Natal para oferecer.

Assim, fiz umas caixinhas com bolachas doces e salgadas.

Confesso que por pouco não tinha para oferecer... Gostei tanto, que comi umas poucas assim que saíram do forno. Fiquei fã e com certeza farei muitas vezes cá por casa.

Quem não encontrar queijo gorgonzola pode utilizar roquefort ou outro da sua preferência. Tem mesmo é de gostar de queijo porque o sabor é para fãs de queijo.

________________________

Bolachas de Gorgonzola e Pistácios

[fez 48]


Ingredientes:

- 190 gr de queijo gorgonzola (sem casca)

- 120 gr de manteiga

- 140 gr de farinha T55

- 65 gr de farinha Maizena

- raspa de 1 limão

- 50 gr de pistácios picados


Preparação:

Coloque os pistácios no copo da Bimby e programe 5 segundos, velocidade 5. Reserve.

Coloque o queijo e a manteiga no copo da Bimby e programe 3 minutos, velocidade 2, 37º.

Adicione a farinha e a maizena, bem como a raspa de limão e os pistácios reservados. Programe 2 minutos, velocidade espiga.

Retire e faça um rolo com o auxilio de película aderente. Envolva bem e leve ao congelador cerca de uma hora para facilitar o corte.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Findo o tempo, corte em rodelas com cerca de 3 milímetros de espessura e coloque num tabuleiro de forno com um tapete de silicone. Leve ao forno por 13 minutos.

Deixe arrefecer sobre uma rede. A massa poderá parecer-lhe um pouco mole, mas na verdade depois de frias ficarão no ponto, bem estaladiças e maravilhosas, para viciados e fana de queijo...


Alternativa de Preparação:

Pique os pistácios grosseiramente.

Bata o queijo e a manteiga até obter uma mistura bem homogénea.

Adicione a farinha e a maizena, bem como a raspa de limão e os pistácios reservados. Misture bem.

Faça um rolo com o auxilio de película aderente. Envolva bem e leve ao congelador cerca de uma hora para facilitar o corte.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Findo o tempo, corte em rodelas com cerca de 3 milímetros de espessura e coloque num tabuleiro de forno com um tapete de silicone. Leve ao forno por 13 minutos.

Deixe arrefecer sobre uma rede. A massa poderá parecer-lhe um pouco mole, mas na verdade depois de frias ficarão no ponto, bem estaladiças e maravilhosas, para viciados e fana de queijo...

_________________________________

 

Comentários

  1. Devem ser super deliciosas! :D

    ResponderEliminar
  2. Fiquei tão feliz que tenhas gostado das bolachas ao ponto de as afereceres a quem mais gostas :) Espero que tenhas passado um Natal muito feliz e que o ano 2023 seja melhor que 2012 apesar das dificuldades que se avizinham <3
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia eu é que agradeço a fantástica sugestão! Adorei :-)

      Eliminar
  3. Desculpa lá, queria dizer 2013 hehehe estou tão acelerada que até já escrevo 2023 lol

    ResponderEliminar
  4. Que excelente combinação que deve ser!! O doce e o salgado combinam sempre muito bem, e esse queijo deve ser uma delicia :)

    ResponderEliminar
  5. Ficaram com um delicioso aspecto!
    Uma maravilhosa combinação de ingredientes.

    ResponderEliminar
  6. Olá
    Que bom aspecto, deve ser uma combinação interessante

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adorei a combinação.
    Fiquei com vontade de experimentar!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic