segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Açúcar aromatizado

Cá por casa continuamos em modo 'Cabazes de Natal'... Acho que não durmo enquanto não finalizar tudo e ainda falta TANTO...

Bem, hoje resolvi deixar, para começar bem a semana, uma sugestão bem simples para oferecerem nos vossos cabazes. A verdade é que o relógio já está a contar e começa a ser tarde para preparar algumas sugestões que exijam algum tempo de maturação, como os licores... E para muitos, este é um mês de alguma correria e por isso são necessárias sugestões que não nos roubem muito tempo...

Pois bem, precisam apenas de arranjar uma flores de alfazema e um pouco de açúcar (eu usei mascavado). Juntam num frasco e deixam que o 'tempo' fale por si. Simples, certo? Posso garantir que o aroma ao fim de duas semanas é fantástico e as utilizações podem ser diversas. Podem, inclusive, juntar uma receita onde se utilize o açúcar aromatizado como esta AQUI. Garanto que será um presente muito apreciado. Em alternativa, podem utilizar casca de laranja ou limão, uma vagem de baunilha, umas estrelas de anis, uns paus de canela, etc...

Prometo que no final actualizo este post com os frasquinhos com um aspecto mais de presente. Neste momento, a minha preocupação é partilhar convosco, a tempo e horas, as receitas. Vou deixar os últimos retoques para o fim, até porque é um pouco pessoal e dependente do gosto e orçamento de cada um.

Quanto às flores, escusa de ir comprar a uma estufa! As minhas foram 'desviadas' de um jardim da minha zona... :-) Aproveite e apanhe mais algumas e faça uns raminhos de cheiros para juntar aos seus cabazes! A natureza é bastante generosa!

_______________________________

Açúcar aromatizado


Ingredientes:

- açúcar mascavado qb

- flores de alfazema qb


Preparação:

Lave bem as flores e deixe secar bem de um dia para o outro. Coloque nos frascos açúcar mascavado e distribua algumas flores por cada um.

Utilize ao fim de três semanas.

Para um aspecto mais 'profissional' coloque um rótulo com a composição do frasco e adicione uma receita onde possa utilizar este açúcar aromatizado.

_______________________________

 

3 comentários:

  1. Eu adorei a ideia e é um presente útil e personalizado.
    Não tenho facilidade em encontrar alfazema, já tentei em vários sítios e não consegui.
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. LiBelinha sei que também há à venda em a,gemas lojas de produtos naturais tipo celeiro. Vendem já secas em saquetas. Se nao encontrar, nao desespere. Use o que tiver na despensa, cardamomo, canela, anis, raspa de laranja, de limão, etc... Um beijinho e obg pela visita.

    ResponderEliminar
  3. Fabulosamente lindos os frasquinhos e uma excelente combinação com a alfazema!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar