terça-feira, 6 de novembro de 2012

Vegetais

No outro dia, ao olhar para o frigorifico, em busca de inspiração, reparei que tinha a gaveta dos legumes cheia de coisas boas à espera de serem transformadas.

Ainda pensei num caril, ou num risotto, mas achei que nem uma solução, nem outra conseguiam dar resposta a tanta quantidade. Lembrei-me, então, de uma lasanha de vegetais... Para dizer a verdade é mais uma lasanha de cogumelos do que outra coisa, mas...

A verdade é que ficou deliciosa, a gaveta dos legumes vazia e deu para duas refeições.

Quem disse que é preciso carne ou peixe para fazer uma refeição soberba? Eu cá dispenso... Podia comer esta lasanha todos os dias, hummmmm.

__________________________________

Lasanha de legumes

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 300 gr de cogumelos Paris

- 400 gr de cogumelos pleurotos

- 100 gr de pimento vermelho

- 100 gr de cenoura ralada

- 250 gr de beringela

- 200 gr de queijo creme

- queijo mozzarela qb

- 5 dentes de alho

- azeite e sal qb

- molho de tomate

- molho bechamel

- placas de lasanha de compra qb


Preparação:

Limpe bem os cogumelos e corte em laminas (não precisam de ser muito finas).

Sem descascar, corte a beringela em fatias no sentido do comprimento. Salgue e deixe repousar uns minutos para libertar todo o sabor amargo. Numa grelha de fogão, passe cada uma das fatias (só o suficiente para marcar). Reserve.

Prepare o molho de tomate de acordo com a receita que está AQUI. Eu tinha molho congelado, pelo que foi apenas necessário descongelar.

Numa frigideira larga salteie os dentes de alho cortados em laminas num fio de azeite. Com o lume forte (para não cozer), salteie os cogumelos, os pimentos cortados em tiras e a cenoura ralada. Tempere de sal a gosto. Adicione o molho de tomate e deixe incorporar bem nos legumes.

Prepare o molho bechamel seguindo AQUI as instruções.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Num tabuleiro de forno disponha metade do bechamel. De seguida coloque placas de lasanha, metade do queijo creme, metade da beringela grelhada e cerca de metade da mistura de cogumelos. Repita esta operação, pela mesma ordem, terminando com placas de lasanha. Distribua bechamel por cima e cubra com queijo mozzarela a gosto. Se o tabuleiro for pequeno, faça tantas camadas quanto as necessárias para esgotar os ingredientes.

Leve ao forno por 20 a 30 minutos ou até ficar lourinho por cima.

_____________________________

 

3 comentários:

  1. Que delícia! Ficou com um aspecto fantástico! Ainda dizem que os legumes têm mau aspecto.... é porque ainda não viram esta travessa linda! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. eu gosto tanto de lasanha, aposto que ia gostar muito da tua=) tem optimo aspecto=) beijinhos e continuação de bons cozinhados

    ResponderEliminar