segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Medronhos e um passeio

Este ano, o meu dia de aniversário foi passado entre o Alentejo e o Algarve. Para mim, só poder sair de Lisboa é um luxo. Respirar ar puro, ver verde, não haver trânsito para tudo e todo o lado e deixar que o relógio ande à velocidade certa, dos dias curtos de Outono mas sem stress...

As vantagens de se fazer anos no dia de São Martinho é nunca me recordar de ter tido um dia de chuva... E este não foi excepção o que me permitiu passear, apanhar ar puro, correr na praia e apanhar medronhos na Serra de Monchique!

Estão no ponto nesta altura do ano e estão por ali, para quem os quiser apanhar... Para serem transformados em licor e em doce para oferecer no Natal. Claro está, aqueles que escaparem ao roubar frenético da Joaninha (e da mãe) que comem medronhos a uma velocidade superior à da apanha.

E em modo 'preparativos para o Natal' cá chega mais um doce para os cabazes. Espero que gostem. Ficou intrigantemente delicioso...

______________________________

Doce de Medronho com laranja e canela


Ingredientes:

- 600 gr de medronhos

- 500 gr de açúcar amarelo

- casca de meia laranja

- sumo de meia laranja

- 1 pau de canela


Preparação:

Coloque todos os ingredientes num tacho ao lume e deixe cozinhar em lume brando por 20 minutos, prensando com uma colher de pau. Filtre num passador de rede fina (só para eliminar a maior parte das grainhas duras do fruto) e leve ao lume por mais 10 minutos (ou o tempo que achar necessário para chegar ao ponto).


Nota: quando o doce arrefece tende a ficar mais sólido. Para verificar a consistência do doce, coloque um pouco num pires e rode-o para ver se o doce prende. Se tiver muito líquido, deixe-o ao lume mais um pouco.

______________________________

 

5 comentários:

  1. Adoro medronhos. Fazem-me lembrar a minha infância! Ía eu e os meus irmãos apanhar medronhos. Uma delicia!

    O doce ficou com uma cor linda linda.
    Boa semana.
    Beijinhos.

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa semana Áurea e obg pela visita mais uma vez! Sem duvida que adoro medronhos, tenho pena de os ter descoberta há tão pouco tempo :-)

      Eliminar
  2. Por estas bandas há tantos. Devia de fazer!!

    ResponderEliminar
  3. Que belo passeio o teu. Nunca provei medronhos, mas que delícia deve ter ficado este doce!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar