domingo, 18 de novembro de 2012

Mais marmelos

A saga dos marmelos continua cá por casa. A parte chata é só mesmo descascá-los! Mas o meu querido Sous-Chef Mário normalmente guarda para ele essa tarefa árdua! [tenho realmente muita sorte].

Desta vez fiz um crumble. É daquelas sobremesas rápidas que coze enquanto almoçamos/jantamos e comemos quentinha saída do forno directamente para a mesa.

Desta vez fiz em dose dupla! Queria levar um à minha amiga Carla que tão gentilmente no outro dia foi ao trazer-me um dos meus bolos preferidos - Bolo de Milho. Uma receita de família que ela prometeu não passar a ninguém mas que me fez, porque sabe que AMO! Eu bem já tentei replicar em casa, mas... Não tenho sorte nenhuma! Um dia consigo! Até lá vou-lhe pedir para me voltar a fazer. Estou disposta a comprar Carlinha!!! Tens de abrir uma loja, basta só venderes esse bolo! Terás sucesso com toda a certeza. Até podias exportar! Ora vês, já te arranjei um negócio de família! Se precisares de ajuda, nos meus tempos livres posso dar-te uma mãozinha... Prometo que de olhos vendados para não ver que ingredientes leva essa pequena maravilha, hummmmm....

Pois a minha amiga gostou (ainda que me tenha esquecido de por marmelos no dela). E o que se comeu cá por casa ficou também divinal. Tal como o strudel, o crumble também passará a ser obrigatório incluir marmelo! Fantástico!

____________________________

Crumble de maçã e marmelo

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 300 gr de maçã (usei amarela)

- 300 gr de marmelos cozidos (veja AQUI)

- 100 gr de margarina/manteiga

- 75 gr de nozes

- 150 gr de farinha

- 100 gr de açúcar amarelo

- 1 colher de chá de canela

- 25 gr de passas

- sumo e raspa de meio limão


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Coloque as nozes no copo da Bimby e dê 4 golpes de turbo. Adicione a farinha e a margarina/manteiga, a farinha, o açúcar e a canela e programe 30 segundos, velocidade 4. Retire e reserve. Deve ter o aspecto de migalhas grandes fáceis de espalhar por cima da fruta. Se a massa estiver muito pegajosa, pode adicionar um pouco mais de farinha.

Descasque a maçã e elimine o caroço e coloque no copo da Bimby (não necessita de lavar). Junte o marmelo e programe 5 segundos velocidade 4. Numa tarteira coloque a fruta picada, regue com o sumo do limão e adicione a raspa. Distribua as passas.

Distribua grosseiramente as ''migalhas" de massa por cima, tapando toda a fruta. Se gostar pode polvilhar com um pouco mais de canela.

Leve ao forno cerca de 25 minutos ou até ficar dourado por cima.


Alternativa de Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Num robot de cozinha ou num almofariz moa grosseiramente as nozes. Misture com a farinha e a margarina/manteiga, a farinha, o açúcar e a canela. Deve ficar com o aspecto de migalhas grandes fáceis de espalhar por cima da fruta. Se a massa estiver muito pegajosa, pode adicionar um pouco mais de farinha.

Descasque a maçã e elimine o caroço. Pique a fruta miudinha, em cubos pequenos. Junte o marmelo cortado da mesma forma. Numa tarteira coloque a fruta picada, regue com o sumo do limão e adicione a raspa. Distribua as passas.

Distribua grosseiramente as ''migalhas" de massa por cima, tapando toda a fruta. Se gostar pode polvilhar com um pouco mais de canela.

Leve ao forno cerca de 25 minutos ou até ficar dourado por cima.

_______________________________

 

8 comentários:

  1. As sobremesas com fruta são sempre maravilhosas!

    ResponderEliminar
  2. Olá Pedrinha :)
    Quanta coisa boa! Fiquei tão triste este ano, não tive acesso a marmelos... e aqui na Islandia ninguem sabe o que é isso!
    Mas tive a sorte de receber uma tacinha de marmelada :P
    Adorei a tua sugestão, vou guardar para dias futuros com marmelos :P

    ResponderEliminar
  3. E venham mais marmelos! Esse crumble ficou com um aspecto magnifico e a combinação de maça com marmelos parece-me perfeita! :)

    ResponderEliminar
  4. Ai amiga mas que bom aspecto!!!
    Também gosto muito de marmelos, lembra-me sempre a minha avó Dulce, ela dizia que nos lavava o coração... :)

    Beijinho grande e bem docinho salpicado de amizade!

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz crumble de nada, mas gosto do aspecto, bela combinação essa :-)

    ResponderEliminar
  6. Que bela sugestão esta tua!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar