sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Comida Saudável

Ontem comemorou-se o Dia Europeu da Alimentação e Comida Saudável. Talvez inspirada pela data, resolvi fazer para o jantar algo que simbolizasse a importância de termos uma alimentação equilibrada, mas que ao mesmo tempo fosse algo que a minha pipoca comesse.

Desde que tenho a Bimby descobri que cozinhar ao vapor não é algo 'sem sal', muito pelo contrario! Todos os alimentos parecem ficar com um sabor mais intenso e honestamente as texturas são muito mais do meu agrado, al dente!

Resolvi fazer um peixinho no papelote. O que me falta em técnica tenho de sobra em jeito e por isso, cortei três quadradinhos de papel de alumínio, coloquei no centro todos os ingredientes que quis incluir e depois foi só fecha-los e cozinha-los na Varoma.

Quem não tem Bimby pode fazer no fogão, ou em alternativa levar ao forno os embrulhinhos. Para fazer no fogão basta colocar um tacho com água, um pouco abaixo de meio, aplicar algo que deixe circular o vapor por cima (por exemplo, um passador de rede grande) e tapar com uma tampa.

Espero que gostem. Claro está que pode escolher outros temperos e outras especiarias. A verdade é que este tipo de pratos presta-se a uma enormidade de sabores e aromas e a rapidez com que se faz é sem duvida uma mais valia. Não se assuste já pela rubrica ser 'Comida Saudável'. Nem tudo o que é saudável não tem sabor! Experimente!

____________________________

Peixe com legumes em papelote

[serve 3]


Ingredientes:

- 3 miminhos de pescada (usei Pescanova)

- 3 medalhões de pescada (usei Pescanova)

- tomilho limão fresco

- brócolos e couve flor

- caril em pó (usei 3 colheres de café)

- sementes de mostarda (usei 3 colheres de café)

- mostarda em pó (usei 3 colheres de café)

- azeite e sal qb

- sumo de 1/2 limão


Preparação:

Corte três rectângulos de papel de alumínio. No centro distribua em cada um um medalhão e um miminho de pescada. Distribua uns raminhos de couve flor e de brócolos na quantidade que achar suficiente.

Tempere com sal e folhas de tomilho limão fresco. Distribua por cima de cada um uma colher de café de sementes de mostarda, mostarda em pó e caril em pó. Regue com um fio de azeite e umas gotas de sumo de limão.

Feche os papelotes e coloque na Varoma. Coloque no copo da Bimby água até à marca do 1 litro, aplique a varoma e programe 40 minutos, varoma, velocidade 1.

Acompanhe com umas batatas primor cozidas (umas 12) e salteadas em azeite, alho (2 dentes) e tomilho seco (1 colher de chá).


Nota: Programei 40 minutos porque cozi umas batatas primor no cesto, eventualmente terá de reduzir o tempo de cozedura em 10 minutos se não cozer batatas.

_____________________________

 

2 comentários:

  1. Uma sugestão mesmo saudável e tão apetitosa!

    ResponderEliminar
  2. adoro o peixe assim, fica delicioso!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar