terça-feira, 13 de novembro de 2012

Chocos

Adoro chocos, lulas, polvo e afins. Mas nem sempre é fácil encontrar destes bicharocos à confiança, com a frescura exigível… Para já não falar do custo de cada um destes espécimes…

Por isso, quando os vejo a um preço aceitável e frescos compro de imediato. E foi numa passagem pela Makro que isso aconteceu.

Comprei dois chocos gigantescos que o Mário fez o favor de limpar em casa. Cortei em tiras a parte que consegui (para fazer à Setubalense, oportunamente deixo aqui a receita) e o restante cortei em pedaços mais pequenos para fazer uma feijoada de chocos.

Normalmente faço com feijoca, mas quando não encontro vai mesmo com feijão branco. Este tinha já cozido e congelado o que tornou esta refeição bem rápida de fazer.

É um gesto simples que ajuda a poupar uns euros em enlatados e frascos e que pode ser feito enquanto se prepara o jantar ou no fim-de-semana quando há mais tempo. E sem dúvida que, durante o corre-corre do dia-a-dia, ter estes pormenores já adiantados faz toda a diferença.

_____________________________

Feijoada de Chocos

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 650 gr de choco

- 1 cebola

- 3 dentes de alho

- 1 cenoura

- 2 folhas de louro

- 3 tomates grandes

- 4 colheres de sopa de polpa de tomate de compra

- 100 ml de vinho branco + 250 ml de água da cozedura do feijão

- 1 malagueta seca

- 900 gr de feijão branco

- sal qb

- Coentros frescos qb


Preparação:

Coloque a cebola e o alho picadinhos num tacho e junte um fio de azeite para refogar, a malagueta, o louro e a cenoura cortada fininha em meias luas.

Quando a cebola estiver a ficar translúcida, junte o tomate cortado em pedaços bem pequenos (sem casca) e a polpa de tomate e deixe apurar uns 5 minutos em lume brando. Junte o choco, a água de cozedura do feijão e o vinho branco e deixe cozer em lume brando.

Assim que esteja cozido junte o feijão branco e conte uns 5 a 10 minutinhos só para apurar. Rectifique temperos e sirva polvilhado com coentros frescos picados.

_____________________________

 

8 comentários:

  1. Que delicia de feijoada!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que feijoada apetitosa! Adoro estas feijoadas!
    Bjs
    Paula

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Feijão e chocos.... uma combinação que me faz babar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu também adoro chocos e ficam tão bem numa feijoada assim :)

    Muito bom :)

    ResponderEliminar
  5. Eu tb adoro! Ficaram muito bem nesta tua feijoada!
    Eu também costumo ter sempre feijão e grão cozidos e congelados. Tens toda a razão e em pequenos gestos como este tb se poupa: no tempo e na carteira :)
    Beijinho amiga ;)

    ResponderEliminar
  6. També adoro e não tenho feito pois ultimamente não me parecem frescos... sei que já são horas do lanche mas um pratinho destes... provava! bjks

    ResponderEliminar
  7. Adoro feijoada de chocos e esta tua sugestão é magnífica!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar