Avançar para o conteúdo principal

Bolo para o chá

A minha princesinha gulosa tem pedido insistentemente um bolo... Como esta meio adoentada, resolvi fazer-lhe a vontade. Queria um bolo daqueles que nos deixam a casa com um cheiro bom, daqueles em que cada migalha parece gritar por uma chávena de chá e ao mesmo tempo adoçar a boca da minha doentinha gulosa.

Como hoje o tempo também está propício a uma tarde por casa, à lareira com uma chávena de chá na mão, acho que este bolo é a melhor companhia.

Quanto à utilização da cenoura e da courgete... São dois ingredientes que tornam o bolo húmido e muito saboroso. Aos mais cépticos só posso garantir que passa no palato mais filtrador do mundo - o da minha Joana. Ela adora este bolo!

____________________________

Bolo de cenoura e courgete (Bolo para chá)


Ingredientes:

- 4 ovos

- 150 gr de cenoura

- 150 gr de courgete

- 150 gr de margarina

- raspa de uma laranja

- 250 gr de açúcar amarelo

- 220 gr de farinha (usei T55)

- 1 colher de sopa de fermento para bolos


Preparação:

Descasque a cenoura e coloque-a no copo da Bimby em pedaços e programe 4 segundos, velocidade 5.

Retire as exterminadas da courgete, lave bem e coloque, com casca, no copo da Bimby cortada em pedaços e programe 2 segundos, velocidade 5. Reserve ambos os legumes.

Coloque no copo os ovos e a margarina e programe 2 minutos, velocidade 3. Junte a raspa da laranja e o açúcar e programe um minuto e meio, velocidade 3.

Adicione a farinha e o fermento e bata mais 1 minuto, velocidade 2.

Adicione os legumes reservados mexendo com uma espátula em movimentos de baixo para cima. Deite numa forma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Leva ao forno cerca de 50 minutos. A meio do tempo coloquei uma folha de papel vegetal por cima para não queimar.

Delicie-se...


Alternativa de Preparação:

Descasque a cenoura e rale-a (não precisa de ser muito fina).

Retire as exterminadas da courgete, lave bem e rale-a, com casca. Reserve ambos os legumes.

Bata os ovos e a margarina. Junte a raspa da laranja e o açúcar e misture bem.

Adicione a farinha e o fermento e bata mais um pouco.

Adicione os legumes reservados mexendo com uma espátula em movimentos de baixo para cima. Deite numa forma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Leva ao forno cerca de 50 minutos. A meio do tempo coloquei uma folha de papel vegetal por cima para não queimar.

Delicie-se...


Nota: para tornar este bolo ainda mais interessante pode fura-lo ainda quente (com um palito ou pau de espetada) e deitar-lhe sumo de uma laranja misturado com uma colher de sopa de açúcar em pó.

___________________________________

 

Comentários

  1. Parece-me muito bem, com a calda e tudo! as melhoras da pequena, bjks

    ResponderEliminar
  2. E fizeste tu muito bem, nada melhor para uma pessoa começar logo a sentir-se melhor ;)

    Eu adoro este tipo de bolos, com ingredientes "fora do vulgar" :) Deve ter ficado uma delicia!

    ResponderEliminar
  3. Está uma maravilha de bolo, tão apetitoso!
    As melhoras :)

    ResponderEliminar
  4. Adoro bolos com legumes ou fruta, ficam bem húmidos e leves.
    Fizeste um belo bolo para o lanche :)
    beijinhos e boa semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que bolinho apetitoso!
    Adoro bolinhos com cenoura :))
    Vou trazer esta fatia para o meu chá !!! Á pois vou!!! :D
    Beijinho bem doce e boa semana !

    ResponderEliminar
  6. Olá! Fico contente por ter descoberto o teu blog através do teu comentário no Menu verde.
    Estive por aqui a ver umas receitas tuas, bem interessantes que me deixaram com água na boca! Adorei o teu blog! Vou passar por cá mais vezes!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. E as crianças geralmente não falham, nem enganam... por isso o bolinho deve ser uma delicia, Sonia, adorei a receita e vou levá-la comigo ! :-)

    Até porque tem um aspecto fantástico !

    As melhoras da Joana, um beijinho grande para ti ! :-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…