segunda-feira, 26 de Novembro de 2012

Alfazema & Laranja

Mais uma semana, mais oito iogurtes prontos a ser comidos. Claro que podia limitar-me a fazer uns iogurtes naturais açucarados, ou até comprar! Mas onde raio haveria de encontrar iogurtes de alfazema e laranja?

Sim, desta vez, saíram uns iogurtes com uma infusão bem aromática. Estava a meio dos cabazes de Natal quando me apercebi que já não havia iogurtes. Como tinha alfazema, que tinha acabado de apanhar, lembrei-me de dar aos iogurtes o sabor do leite creme que se faz cá por casa.

Foi só juntar a laranja e receber os parabéns do marido que continua a ser surpreendido todas as semanas por iogurtes diferentes, com sabores fantásticos. Hummmmmmmm... É difícil acreditar que são iogurtes e não uma sobremesa fantástica.

_________________________

Iogurtes de Alfazema & Laranja

[faz 8]


Ingredientes:

- 1 litro de leite meio gordo

- casca de meia laranja

- 4 flores de alfazema (ou mais)

- 100 gr de açúcar mascavado

- 45 gr de leite em pó

- 1 iogurte natural


Preparação:

Coloque o leite no copo da Bimby e programe 6 minutos, 90º, velocidade 1. Findo o tempo, coloque a casca da laranja (sem chegar à parte branca) e as flores de alfazema (coloquei num filtro de chá).

Deixe em infusão até a temperatura baixar até aos 50º (assim que liga a Bimby, a mesma indica-lhe a temperatura da base do copo). Retire a casca e o filtro.

Adicione os restantes ingredientes e programe 4 minutos, 50º, velocidade 4.

Distribua por frascos esterilizados e abafe bem (pode enrolar numa manta polar) e deixe fermentar por 8 a 10 horas em local morno (pode colocar no forno desligado).


Alternava de Preparação:

Coloque o leite a ferver. Assim que levantar fervura, coloque a casca da laranja (sem chegar à parte branca) e as flores de alfazema (coloquei num filtro de chá).

Deixe em infusão até a temperatura baixar até aos 50º (até colocar o dedo e a temperatura ser suportável). Retire a casca e o filtro.

Adicione os restantes ingredientes e misture bem até que o leite em pó e o açúcar sejam dissolvidos.

Distribua por frascos esterilizados e abafe bem (pode enrolar numa manta polar) e deixe fermentar por 8 a 10 horas em local morno (pode colocar no forno desligado).

_____________________________

 

5 comentários:

  1. Sabe bem receber elogios daqueles que ocupam o nosso coração... afinal é para eles que elaboramos tamanhas iguarias...
    Gostei destes iogurtes... originais e cheios de sabor...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de combinação!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar