terça-feira, 16 de outubro de 2012

Strudel

Este fim de semana foi alucinante, como aliás, quase todos... Isto de ser a mulher dos 7 ofícios (prefiro referir-me como a mulher das 7 paixões) tem muito que se lhe diga e sem duvida que precisava de dias com 48 horas para dar os 200% que habitualmente dou em tudo o que faço...

Entre tanta correria ainda tive tempo de mimar o marido e a filha com um strudel no jantar de domingo. Já fiz diversas variantes desta receita, mas confesso que esta foi a que me encheu mais as medidas e por isso partilho convosco.

A receita foi inspirada num livro da Nestlé com receitas para a Bimby que modifiquei aos gostos cá de casa. O resultado final foi consumido em poucos minutos... Com sofreguidão gulosa... Não me orgulho dos modos, mas que estava de se lembre os dedos, lá isso estava...

_____________________________

Strudel de maçã, pêra e marmelo

[serve 4]


Ingredientes:

- 160 gr de maçã

- 60 gr de marmelo pré-cozido*

- 100 gr de pêra

- 40 gr de sultanas brancas

- raspa de 1/2 limão

- 1 colher de chá de canela em pó + qb para polvilhar

- 120 gr de leite condensado cozido

- 1 embalagem de massa folhada de compra (230 gr)

- 1 gema de ovo

- açúcar em pó qb para polvilhar


* coloquei a cozer os marmelos descascados e descaroçados em 400 gr de água, 100 gr de açúcar mascavado, 1/2 colher de chá de erva doce em pó, 1 pau de canela, 2 estrelas de anis e meia laranja cortada em quartos com casca. Depois de começar a ferver, deixei cozinhar cerca de 10 minutos para que a fruta ficasse apenas al dente. Cozi uma maior quantidade de marmelos para fazer iogurtes, cuja receita coloco aqui em breve. Desta cozedura, para esta receita, apenas usei 60 gr.


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Descasque e elimine o caroço da maçã e da pêra. Coloque no copo da Bimby juntamente com o marmelo pré-cozido. Programe 3 segundos, velocidade 4 (em alternativa pode cortar grosseiramente com uma faca ou usando um robot de cozinha).

Num tabuleiro de forno coberto com um tapete de silicone (para evitar colar) disponha a massa folhada (usei das que têm uma forma redonda).

Por cima, mais ou menos a meio, distribua as frutas picadas e as sultanas. Polvilhe com uma colher de chá de canela em pó e a raspa de limão. Termine com colheradas de leite condensado cozido.

Feche a massa formando um rolo e pincele com a gema de ovo batida.

Leve ao forno por 30 minutos. Retire e deixe arrefecer ligeiramente antes de polvilhar com açúcar e canela em pó a gosto.

Diz a tradição, que se deve acompanhar esta receita com uma bela bola de gelado de baunilha.

___________________________________

Baseado num livro da Nestlé com receitas para Bimby.

__________________________________

 

3 comentários:

  1. Hummm Amiga, que coisa deliciosa!!! Adoro strudel!!! Com certeza ficou bem saboroso !!!
    Beijinho bem grande e docinho!

    ResponderEliminar
  2. Adoro a combinação de sabores utilizada!
    Lia.

    ResponderEliminar