Avançar para o conteúdo principal

.

Aconchego

E a chuva chegou... E hoje é daqueles dias que só me apetece aninhar no sofá a ver CSI's uns atrás dos outros... Ou um belo filme de suspense daqueles que me obrigam a olhar para baixo da cama antes de me deitar... :-)

Foi a pensar nesses dias que me lembrei de colocar aqui hoje uma receita de sopa. Esta sopa foi uma verdadeira surpresa... E foi de tal forma surpreendente que lhe quis dar um lugar de destaque aqui no blog.

Vi o Gordon Ramsay fazê-la no 24kitchen numa destas 6 feiras... Entre as milhentas coisas que estava a fazer em simultâneo, ainda deu para ficar curiosa em relação a esta mistura de ingredientes. Como no programa eles não passam a quantidade de cada um dos ingredientes, lá me aventurei.

Posso garantir que esta sopa verde, como a minha Joana baptizou, fez furor. Aconselho vivamente! É um instante enquanto se faz! E é tãoooooooooo boa!

______________________________

Sopa de ervilhas e agrião com hortelã (Sopa Verde)

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 15 gr de bacon

- 1 cebola pequena

- azeite e sal qb

- 300 gr de ervilhas

- 800 gr de água

- 100 gr de agrião

- 3 folhas de hortelã


Preparação:

Coloque o bacon e a cebola no copo da Bimby e programe 5 segundos, velocidade 5. Baixa o que ficou agarrado às paredes do copo, adicione um pouco de azeite e programe 5 minutos, varoma, velocidade 1.

Findo o tempo, adicione as ervilhas e a água e programe 8 minutos, varoma, velocidade 1.

Adicione o agrião e a hortelã e programe mais 10 minutos, varoma, velocidade 1. Rectifique temperos e adicione mais um fio de azeite.

Programe 1 minuto, velocidade 7 (vá progressivamente até esta velocidade para evitar salpicos e queimaduras). Sirva quente com rectângulos de pão frito em azeite.


Alternativa de preparação:

Corte o bacon grosseiramente e a cebola para um tacho e refogue com um pouco de azeite. Não precisa de ser miudinho, porque será passado posteriormente.

Adicione a água e as ervilhas e deixe, depois de levantar fervura, cozinhar uns 10 minutos.

Adicione o agrião e a hortelã e deixe cozinhar até que os agriões estejam tenros (devera ser suficiente cerca de 10 minutos) Rectifique temperos e adicione um pouco mais de azeite.

Passe a sopa até que ela fique bem cremosa. Sirva quente com rectângulos de pão frito em azeite.

______________________________

Baseada numa receita do Gordon Ramsay.

______________________________













Comentários

  1. Realmente é o que apetece mesmo é estar enroladinha no sofá!
    A tua sopinha ficou mesmo com um ar apetitoso e bem aveludada!
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de aspecto, adorei!
    Gosto muito das sopas assim bem cremosas.

    ResponderEliminar
  3. Ficou com uma cor linda, de um verde aveludado! Também adoro ver o Ramsay:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fiz ontem uma parecida que engraçado. Mas fiz apenas de Ervilhas, Ortelã e Croutons. Essa sopinha fica com uma cor linda e com um sabor muito bom com um toque aveludado. É excelente!

    Beijinhos.

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  5. Se é uma receita do Gordon, só pode ser uma maravilha e o aspecto fala por si, pois está divina de aspecto e a combinação de sabores é magnífica!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic