Avançar para o conteúdo principal

.

Abóboras...

Adoro abóbora... Em salgados, em doces, é daqueles legumes que me transmitem uma enorme sensação de conforto. E por isso tenho imensa pena de não ser uma das afortunadas com familiares com horta, daqueles que nos enchem a casa destes exemplares fabulosos nesta altura do ano.

Não chegam da horta, mas chegam da Makro e da praça. Cá por casa não se dispensa de forma nenhuma esta altura do ano, ainda que achemos insultuoso pedirem-nos 1,50 € por quilo de abóbora... Mas enfim...

A sugestão hoje é salgada... Foi feita para um almoço muito especial e o resultado foi amplamente elogiado. Nestes tempos mais frios, já começa a saber bem acender o forno (ainda que no meu caso não tenha chegado a deixar de o ligar...). Com ou sem Bimby, experimentem! É relativamente simples e a apresentação coaduna-se perfeitamente com uma recepção de amigos/família.

____________________________

Coisas boas na abóbora

[serve 4 pessoas]

Ingredientes:

- 500 gr de camarão descascado

- 200 gr de filetes de linguado (ou outro peixe)

- 100 gr de miolo de sapateia (opcional)

- 10 gr de óleo de dendê

- 1 abóbora (+ ou - 3 kg)

- 1 cebola média

- 2 dentes de alho

- 30 gr de óleo (uso de amendoim)

- 1 lata pequena de tomate pelado

- 20 gr de caldo de marisco (usei fumê congelado feito na Bimby, mas pode utilizar dois caldos de marisco de compra)

- 1 colher de sopa de amido de milho (maizena)

- 200 gr de leite de coco

- 100 gr de natas (usei de soja)

- 300 gr de queijo creme

- 20 gr de coentros

- 50 gr de parmesão ralado


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º. Faça um corte no topo da abóbora que servirá de tampa. Retire a totalidade de sementes e filamentos. Feche a abóbora com a tampa cortada e pincele a casca exterior com um pouco de óleo e embrulhe em papel de alumínio. Leve ao forno por 30 minutos.

Coloque a cebola e os dentes de alho no copo da Bimby, bem como o óleo e o tomate e pique 5 segundos, velocidade 5. Refogue 5 minutos, varoma, velocidade 1.

Junte a maizena desfeita no leite de coco, o óleo de dendê e os caldos de marisco e programe 5 minutos, 100º, velocidade 4.

Junte o miolo de camarão e programe 5 minutos, 90º, velocidade colher inversa. Adicione as natas, o queijo creme e os coentros picados e envolva bem com a espátula.

Retire a abóbora do forno e escave parte da carne (que pode congelar para usar posteriormente). A abóbora deve ter no máximo 1 cm de polpa, caso contrario, o recheio não cabe!

Deite o recheio preparado dentro da abóbora e junte os filetes de peixe cortados em cubos largos. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno cerca de 30 minutos (destapado).

Sirva com o miolo de sapateira desfiado (opcional).


Alternativa de Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º. Faça um corte no topo da abóbora que servirá de tampa. Retire a totalidade de sementes e filamentos. Feche a abóbora com a tampa cortada e pincele a casca exterior com um pouco de óleo e embrulhe em papel de alumínio. Leve ao forno por 30 minutos.

Pique a cebola e os dentes de alho para um tacho e refogue com o óleo. Junte o tomate picadinho e deixe refogar mais um pouco.

Junte a maizena desfeita no leite de coco, o óleo de dendê e os caldos de marisco e deixe apurar e engrossar um pouco.

Junte o miolo de camarão e deixe cozinhar uns 3 minutinhos. Adicione as natas, o queijo creme e os coentros picados e envolva bem.

Retire a abóbora do forno e escave parte da carne (que pode congelar para usar posteriormente). A abóbora deve ter no máximo 1 cm de polpa, caso contrario, o recheio não cabe!

Deite o recheio preparado dentro da abóbora e junte os filetes de peixe cortados em cubos largos. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno cerca de 30 minutos (destapado).

Sirva com o miolo de sapateira desfiado por cima (opcional).


Nota: Acompanhe com arroz branco (eu servi com um arroz exótico que combinou deliciosamente e cuja receita pode ver Aqui).

______________________________

A inspiração veio do livro "As Receitas Essenciais" da Bimby.

______________________________


 

Comentários

  1. Adorei esta tua sugestao para utilizar a abobora. Ja levei a receita comigo...fiquei com agua na boca.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  2. Eu Amei esta comidinha.....Hummm, que bom que estava!!!! Divinal mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Que grande maldade! Que lindo que fica e Que bommmm aspecto!!!
    Adorei :P Aliás ... estou a babar ... :P

    Beijos grandes e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  4. O nome é perfeito!!!! Mais que adequado! É bom demais, mas até dói só de olhar e não poder provar. ;)
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Que fantástica sugestão e que coisas boas tão boas colocaste dentro da abóbora!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic