Avançar para o conteúdo principal

.

Uma experiência de pão

Cá por casa está mais que instituído o hábito de fazer pão. Semanalmente já faz parte das rotinas desde que temos Bimby, assim como fazer iogurtes.

Há quem ache que somos loucos... E ninguém percebe como tendo uma criança com dois anos e meio, tendo um trabalho de 7 horas por dia e ainda dando aulas e organizando alguns espectáculos de dança, conseguimos ter tempo e pachorra para fazer pão, quando seria mais fácil ir à padaria por trás da nossa casa e simplesmente... Comprá-lo.

Pois posso garantir que não só é uma questão de hábito, como também um verdadeiro prazer. E na verdade o processo de amassar demora muito pouco tempo e em nada depende de nós. E depois o processo de fermentação até pode ser moroso, mas não é preciso intervir. E por fim a parte da cozedura implica apenas que o coloquemos no forno e o tiremos. Simples? Sim na verdade é. E o prazer de comer pão quente é impagável, assim como os ganhos em termos de saúde são inúmeros - usamos a farinha que queremos assim como a quantidade de sal e gordura que queremos. E as possibilidades são infinitas. Com ou sem sementes, mais ou menos integral, com ervas, com azeitonas ou tomate seco, com passas, na verdade, com o que o nosso gosto pessoal quiser. Sem necessitarmos de assim tanto tempo despendido. Pode consultar outras vantagens de fazer pão em casa AQUI.

Cá por casa o pão que mais se faz é ESTE, com algumas variantes como adicionar tomilho, ou azeitonas. Mas há muito que pedia ao padeiro cá de casa (o Mário) um pãozinho de forma. E quando vi esta receita no blog Pecado da Gula não hesitei em experimentar e adaptar à Bimby, com algumas pequenas adaptações. Claro está que pedi autorização à simpática autora do blog para fazer este post. Porque o resultado final é tão bom, que seria um verdadeiro pecado não partilhá-la com todos. Espero que gostem.

_________________________________

Pão de forma francês


Ingredientes:

- 300 gr de farinha 65

- 190 gr de água morna

- 15 gr de manteiga sem sal

- 20 gr de fermento de padeiro fresco

- 5 gr de sal

- 15 gr de açúcar

- óleo e manteiga qb


Preparação:

Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby e programe 10 minutos, velocidade espiga. A massa estará ainda pegajosa. Com as mãos untadas em óleo deveraá retirar a massa para um recipiente onde irá repousar e levedar durante cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume.

Dê uns toques no topo da massa só para libertar o gás formado e divida a massa em três partes idênticas, sendo que uma delas deve conter um pouco mais de massa (cerca de 1 colher de sopa).

Disponha cada uma das porções numa forma de bolo inglês untada com manteiga, com a maior ao meio e deixe levedar por mais 1 hora. Pulverize com um pouco de água.

Pré-aqueça o forno a 200º. Coloque o pão a cozer por cerca de 35 minutos, mas vá vigiando e se necessário coloque papel de alumínio por cima.

Desenforme e deixe arrefecer em cima de uma rede.


Alternativa de preparação:

Numa tigela, coloque a farinha, o fermento, o açúcar e a água e com a batedeira (varas de amassar) bata por 10 minutos. Adicione a manteiga e bata por mais 5 minutos. A massa estará ainda pegajosa. Com as mãos untadas em óleo deveraáretirar a massa para um alguidar onde irá repousar e levedar durante cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume.

Dê uns toques no topo da massa só para libertar o gás formado e divida a massa em três partes idênticas, sendo que uma delas deve conter um pouco mais de massa (cerca de 1 colher de sopa). Disponha cada uma das porções numa forma de bolo inglês untada com manteiga, com a maior ao meio e deixe levedar por mais 1 hora. Pulverize com um pouco de água.

Pré-aqueça o forno a 200º. Coloque o pão a cozer por cerca de 35 minutos, mas vá vigiando e se necessário coloque papel de alumínio por cima.

Desenforme e deixe arrefecer em cima de uma rede.

_________________________________

Receita adaptada da publicada no blog Pecado da Gula.

_________________________________

 

Comentários

  1. Concordo plenamente com todas as razões apontadas para fazer o nosso pãozinho. Sabe tão bem comer o pão quentinho, acabadinho de sair do forno, e nos tempos de espera pudemos fazer o que precisamos, sem qualquer problema.
    No Verão, só me incomoda o calor do forno, mas pronto também está a acabar, pelos menos no calendário, e mais paõzinho iremos fazer.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspecto magnífico!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Vim correndo conferir seu pão e ficou super apetitoso, Pedra de Sal! Fiquei muito feliz em saber que aprovou o resultado! Assino embaixo de tudo o que vc falou acerca de pão caseiro! Só preparando em casa para sentir o aroma maravilhoso que toma conta da cozinha e comer uma fatia quentinha com a manteiga a derreter não tem preço!
    Obrigada pelos créditos e pelo elogio a minha pessoa! :)
    Bjss e um ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  4. Tb concordo ctg! Nada como iogurtes e pãosinho caseiro ;) aqui por casa é igual !
    Este teu pão ficou a sorrir para mim, vou trazer a receita cmg !

    Beijinho doce e bom fim de semana !

    ResponderEliminar
  5. eu, desde que tenho a minha Mycook, nunca mais comprei iogurtes líquidos e também há quem me chame parva, pois dizem-me que é uma tolice estar a fazer iogurtes líquidos para a semana toda... lol
    o pão também faço com frequência, bem como sumos naturais... se temos boas máquinas porque não aproveitá-las para poupar uns tostões?
    gostei da tua receita de pão!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic