Avançar para o conteúdo principal

.

De férias...

Depois de um ano de loucos e de um final de 'época' com uma fractura no cóccix, finalmente vim de férias! Pela primeira vez para apartamento, sem refeições contratadas, mas com a minha Bimby a tiracolo.

Os cortes deste ano foram brutais lá por casa, já que somos ambos 'funcionários públicos' e o destino de férias acabou por ser o nosso país, que tantas coisas giras tem para ver e tanto precisa de um empurrão...

Como no primeiro ponto da estadia tínhamos grelhador na rua, muitas das refeições foram grelhados. O Mário estreou-se na arte de acender o lume e sem dúvida os anos de experiência inscritos no seu ADN (herança dos seus antepassados pré-históricos) resultaram em refeições fantásticas, sem mácula de inexperiência.

E a primeira refeição foi um soberbo frango assado! A desvantagem foi ter sobrado metade, assim como metade de um pacote de espinafres baby que tinha comprado para fazer sopa. A dimensão do frigorifico não permite armazenar grandes restos por muito tempo pelo que tive de pensar rapidamente numa solução.

Pois bem resolvi fazer uma frittata! Muito honestamente não sei se frittata ou tortiha... Não sei se tecnicamente existe diferença para além do nome... Mas seja qual for o nome, ficaram as sobras de cara lavada e muito honestamente seria uma refeição que pediria sem problema num restaurante... Tão divinal que ficou!

Apesar da foto não fazer jus ao sabor, resolvi partilhá-la porque no dia-a-dia é corrente procurarmos soluções para aproveitamentos.

___________________________________

Frittata/tortilha de frango, espinafres e lascas de parmesão

[serve 2 pessoas]




Ingredientes:

- 6 ovos

- 1/2 pacote de espinafres baby (cerca de 120 gr)

- restos de frango assado desfiado (usei o equivalente a um peito e uma perna)

- uma mão cheia de salsa picada

- 2 dentes de alho

- manteiga qb (usei matinal magra)

- 100 gr (+ ou -) de queijo parmesão em lascas

- sal qb (dê o devido desconto devido ao sal do parmesão e da salsa)

- azeite qb


Preparação:

Bata bem os ovos, com um pouco de sal e junte salsa picada a gosto.

Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite e aloure ligeiramente o alho cortado miudinho. Adicione os espinafres e salteie com o lume forte cerca de 1 minuto. Tempere com um pouco de sal e reserve.

Numa frigideira anti-aderente (deve ser do tamanho que se quer a frittata/tortilha) coloque uma noz de manteiga e espalhe bem por toda a superfície para posteriormente não agarrar.

Coloque metade dos ovos batidos e deixe cozinhar lentamente em lume baixo até que o ovo esteja cozido. Com uma espátula de silicone vá verificando se toda a tortilha desgruda bem da superfície da frigideira. Com cuidado, passe esta tortilha para um prato (coloque o prato por cima da frigideira e verta o conteúdo num só golpe rodando a frigideira para baixo).

Coloque mais uma noz de manteiga na frigideira e verta a restante mistura de ovo (deixe apenas o equivalente a duas colheres de sopa que vá ser utilizada mais tarde para unir). Repita os passos anteriores, mas quando formar uma crosta espalhe o frango desfiado, o salteado de espinafres com alho e por fim as lascas de parmesão.

Coloque o restante ovo batido reservado por cima e coloque por cima, com muito cuidado para não partir, a primeira tortilha feita.

Com a espátula calque bem para unir.

Coloque o prato por cima da frigideira e verta de um golpe só o conteúdo para o prato. Coloque a parte que estava para cima da tortilha na frigideira, arrastando com cuidado.

Deixe cozinhar bem, calcando ligeiramente, mais 2 minutos na frigideira.

Todas estas operações devem ser feitas com o lume brando.

Pode saltar todos este passos se fizer no forno. Deve proceder da seguinte forma: colocar na frigideira em camadas o frango desfiado, os espinafres salteados e as lascas de parmesão e por fim regar tudo com o ovo batido. Levar a frigideira ao forno até o ovo estar cozinhado. [como o apartamento não tinha forno, tive de fazer no fogão da velhinha forma, mas se quiser uma refeição mais rápida, já sabe!]

Nota: acompanhe com uma boa salada verde.

___________________________________

 

Comentários

  1. Rápidas melhoras!
    A tua sugestão tem um excelente aspecto!

    ResponderEliminar
  2. Adorei a sugestão !
    Simples e bem saborosa :)
    Beijinho doce, as melhoras e boas férias!!!

    ResponderEliminar
  3. Otima sugestão, umas descansadas férias que tudo corre pelo melhor.

    Bjs.

    Paula

    ResponderEliminar
  4. Espero que estejas a recuperar rapidamente e bem e que tudo melhore.
    A tua fritatta está com um aspecto sublime!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic