sábado, 1 de setembro de 2012

Amoras

Não sei se já contei aqui no blog, mas sou uma "colectora". Definição cá de casa para quem gosta de andar pelo campo a colectar o que for bom para comer, ou giro para decorar a casa, ou que possa ser utilizado seja de que forma for.

Pois bem, na minha ultima visita à Quinta do Chocalhinho em Odemira dei largas a este traço da minha personalidade - andei a apanhar amoras silvestres. Não há um ano em que não o faça, mas confesso que estas foram as melhores que já provei.

2,6 kg de amoras que permitiram fazer um doce maravilhoso, dois cheesecakes e ainda tenho algumas congeladas, reservadas para fazer o meu iogurte preferido - iogurte de amoras silvestres.

Para já deixo-vos a receita do doce, espero que gostem. É excelente para acompanhar um belo queijinho, como sugeri AQUI.

_________________________________

Doce de amoras silvestres com lima e cardamomo


Ingredientes:

- 1,5 kg de amoras silvestres

- 1 kg de açúcar refinado

- 200 gr de açúcar amarelo

- 100 ml de água

- 1 lima

- 3 cardamomos


Preparação:

Descasque a lima e corte a lima em 8 e coloque tudo num tacho. Junte as amoras, os açucares, a água e os cardamomos. Deixe cozinhar cerca de 1 hora e meia em lume brando ou até deitar um pouco de doce num pires e ele não escorrer. Atenção que quando o doce arrefece solidifica um pouco mais, não deixe passar demasiado o ponto.

Elimine a lima e os cardamomos e verta em frascos esterilizados. Volte-os com a tampa para baixo até arrefecerem para criar um vácuo natural.


____________________________________

 

4 comentários:

  1. Boas!
    Passei por aqui e deliciei-me com esta e juntar caromomo ás amoras, como tenho imensas, vou testar!

    XI

    JS

    ResponderEliminar
  2. Ola!!! Que delicia Sónia ... Deve ter ficado excelente !!! E o cardamomo deve ter dado um toque bem fresco ao doce :))
    Beijinho bem doce salpicado de amizade !

    ResponderEliminar
  3. Adorei a ideia da lima! este ano também já fui a elas e achei-as bem mais docinhas que o ano passado. bjks

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha de doce e como adoro apanhar amoras silvestres!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar