segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Uma forma diferente de comer frango.

Já em modo quase férias, a imaginação e inspiração para cozinhar é cada vez menor… E já em modo automático, sem preparar as ementas semanais, tiro ao calhas comida do congelador na esperança de à noite me lembrar de improvisar alguma coisa…
E assim foi numa destas noites. Tirei bifes de frango, aparentemente com a ideia de os panar, mas o calor era tanto na cozinha que simplesmente não me apeteceu.
Resolvi fazer um salteado de legumes e frango, até porque, como vou estar ausente uma semana, é preciso não deixar alimentos perecíveis no frigorífico… Mas não me apetecia juntar noodles. E como tinha andado a fazer strudell de legumes e me sobraram umas folhas, saiu este prato…
Provavelmente a maior parte das pessoas achariam que com este aspecto, com certeza terá demorado horasssssss a fazer… Mas não, em pouco mais de 20 minutos tinha o comer na mesa! Mais um daqueles pratos simples, mas que fazem um vistão. De sabor? Pode-se dizer que foi aprovado, porque não sobrou nada para contar história!
__________________________________

Tiras de frango com molho Teriyaki em cesto de massa filo
[serve 4 pessoas]


 
Ingredientes:
- 450 gr de frango (cortado em strogonoff)
- 1 alho francês (só parte branca)
- 5 dentes de alho
- 40 gr de amêndoas laminadas
- 4 colheres de sopa de molho Teriyaki
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 120 gr de brócolos
- 120 gr de ervilhas tortas
- 1 cenoura (55 gr)
- ½ pimento vermelho (65 gr)
- 120 gr de couve lombarda
- 200 gr de courgete
- 8 folhas de massa filo
- azeite qb
- sal qb

Preparação:
Coloque a carne a marinar cerca de 30 minutos na mistura de molho teriyaki e soja. Pré-aqueça o forno a 180º.
Disponha duas folhas de massa filo numa forma de maneira a formar o desenho de uma taça (eu usei uma forma de silicone). Leve ao forno a 180º cerca de 4 minutos (ou quando estiver dourado). Repita a operação mais quatro vezes, formando quatro ‘taças’ de massa filo.
Aqueça um wok e coloque o alho francês colocado em rodelas e o alho laminado com um fio de azeite. Quando cederem, adicione a carne escorrida de molho e deixe alourar bem. Retire e reserve.
Adicione um fio de azeite e salteie a cenoura e courgete cortadas em palitos e o pimento cortado em tiras fininhas. Adicione os raminhos de brócolos e as ervilhas tortas (elimine o fio). O lume deste estar forte para que os legumes ficam al dente. Adicione, por fim, a couve lombarda cortada em juliana fina para cozinhar mais rapidamente. Adicione o molho da marinada e junte a carne reservada. Rectifique os temperos se necessário.
Numa frigideira anti-aderente aloure ligeiramente a amêndoa.
Distribua os legumes e a carne por cada uma das taças de massa filo já cozinhadas, tendo o cuidado de escorrer o molho. Polvilhe com a amêndoa torrada e sirva quente.
__________________________________

3 comentários:

  1. Gostei imenso da apresentação, os olhos são sempre os primeiros a comer!

    ResponderEliminar
  2. Excelente sugestão ! Como sempre :)
    Beijinho e as melhoras !

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Ficaram lindos e deve ser delicioso :) gostei .

    Bjs

    ResponderEliminar