domingo, 5 de agosto de 2012

Refeições expresso!

Há fins-de-semana que são tão incrivelmente caóticos que não sobra tempo para preparar as refeições e para fazer as compras dos ingredientes que vou precisar. E quando chegamos tarde a casa e precisamos improvisar, é o cabo dos trabalhos porque ou nos falta isto ou aquilo.
Era para ter feito uma moamba de galinha, mas faltavam os quiabos. Depois pensei numa moqueca de peixe, mas faltava-me tomate, então olhei para o frigorífico e reparei que tinha legumes e que só podiam ir parar ao wok!
E assim foi… Enquanto preparei os legumes (a parte mais trabalhosa do prato), o salmão descongelou e rapidamente se fez o almoço do dia seguinte! Claro está que o facto de serem 22:30 não foi razão suficiente para não improvisar. E ainda bem que o fiz, porque ficou divinal.
___________________________________


Noodles com Salmão
[Serve 4 pessoas]


Ingredientes:
- 400 gr de lombos de Salmão (usei da Pescanova)
- 20 camarões
- ¼ de pimento vermelho
- 1 cebola em luas
- 4 dentes de alho laminados
- ½ courgete em toros finos
- 1 cenoura em toros finos
- 8 cogumelos laminados
- 1 massaroca de milho cortada em quatro
- 1 couve chinesa cortada em juliana
- 200 gr de brotos de soja verde (usei da Bonduelle)
- 184 gr de Rebentos de Bambu (usei da Globo)
- 6 colheres de sopa de molho de soja
- sal qb
- Azeite qb
- noodles qb

Preparação:
Corte os lombos de salmão em cubos grandes e coloque a marinar cerca da 15 minutos em 4 colheres de sopa de molho de soja. Junte-lhe os camarões.
Processe os legumes e reserve.
Num wok coloque um fio de azeite, a cebola a alourar e o alho. Cozinhe o salmão e o camarão. Reserve o peixe e o marisco.
Adicione o pimento, a cenoura, a massaroca e a couve chinesa. Deixe reduzir um pouco o volume dos legumes e junte os rebentos de bambu (escorridos) e a courgete. Adicione os cogumelos e os brotos de soja e apague o lume.
Adicione o peixe e marisco reservado e adicione as duas colheres de sopa de molho de soja sobrantes. Envolva bem e junte os noodles já cozidos (cozi 2 doses em água abundante por 2 minutos, mas depende muito de marca para marca). Rectifique temperos e adicione sal se necessário.
___________________________________

3 comentários:

  1. Olá

    Delicioso este prato eu ia adorar de certeza :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Mito. É realmente muito rápido e fantástico :-)

    ResponderEliminar
  3. Adoro estes pratos!
    Ficam excelentes e são super rápidos :)
    Beijocas ;)

    ResponderEliminar