terça-feira, 7 de agosto de 2012

Olé!

O jantar de um dia destes foi, para mim, um verdadeiro festim. Carapaus assados com molho à espanhola. É de uma simplicidade confrangedora e um daqueles pratos que nem devia constar de um blog de culinária J. Mas é um dos meus pratos preferidos e a verdade é que sugestões para variar as refeições diárias são sempre bem vindas!
Este nunca foi um prato que se fizesse na casa dos meus pais. Por lá comia-se muito à base de estufados, guisados e afins… Cozidos e grelhados sujavam muito (?) e sempre se fugiu um pouco disso. Mas um dia provei em casa da minha avó e fiquei fã!
Estranho porque naqueles tempos não apreciava cebola crua, ou salsa, ou temperos como azeite e vinagre (no fundo, a base do molho à espanhola), mas aquela refeição soube-me pela vida!
É engraçado, a propósito do que escrevi, a forma como os nossos gostos vão mudando ao longo da vida… Ainda que me considere uma pessoa ‘esquisita’, porque não gosto de inúmeras coisas, a verdade é que desde que cozinho muita coisa mudou… Uma delas, o gosto recente pelas ervas aromáticas, das quais nem podia ouvir falar, muito menos no prato. Mas também os pimentos, os cogumelos, as cebolas e alhos que dizia não gostar quando vivia em casa dos meus pais. Sem dúvida que o nosso palato vai mudando, e ainda bem! E sem dúvida que o contacto com a execução das refeições também ajuda muito a desmistificar aquele sentimento de ‘não gosto disto’ sem nunca ter provado.
_______________________________________

Carapaus assados com molho à espanhola


Ingredientes:
- carapaus
- 1 cebola pequena
- pimentão-doce (usei ca. de 2 colheres de chá)
- azeite qb
- vinagre qb
- salsa qb
- sal e pimenta qb


Preparação:
Salgue os carapaus com sal grosso e grelhe (grelhei num grelhador de fogão, mas poderá ser num eléctrico, no grill do forno ou sobre brasas). [Os carapaus devem manter a tripa enquanto são grelhados, ainda que na casa dos meus avós fosse tirada e aprecie mais dessa forma.]
Enquanto os carapaus grelham, prepare o molho à espanhola. Pique bem a cebola e a salsa e num recipiente junte com azeite abundante e vinagre. Tempere de sal e pimenta e adicione o pimentão-doce. A quantidade de azeite e vinagre depende um pouco do gosto de cada um. Eu gosto apenas de um toque ligeiro a vinagre, mas há quem goste mais envinagrado. Vá adicionando e provando até ficar ao seu gosto.

Nota: servi os carapaus com batatas cozidas.
_______________________________________

3 comentários:

  1. Aiiii o quanto eu gosto de molhinho à espanhola nos carapaus... A minha avó faz tão bemmmm!!!

    O teu tem uma cor fantástica! Só pode ter ficado delicioso!
    Beijinho doce :))

    ResponderEliminar
  2. olá=)
    obrigada pela visita ao meu cantinho: http://entrecostosnaosediscutem.blogspot.pt/ e pelo simpático comentário. volta sempre que quiseres=) vim ver o teu e gostei muito das tuas receitinhas e das tuas fotografias=) continuação de bosn cozinhados

    ResponderEliminar