terça-feira, 21 de agosto de 2012

Nostalgia de Natal?

Não sei que raio me deu no outro dia, mas só pode ter sido a nostalgia de Natal… Estamos em Agosto, eu sei, mas passei o dia a pensar em roupa velha, aquele prato que se costuma fazer com os legumes que sobejam da noite de Natal… E como tinha descongelado umas bicas (uma ‘marca’/espécie de peixe) para o jantar, achei que não podia haver melhor combinação!!!!
O Mário não conhecia, parece que não é muito tradicional lá para os lados do Alentejo e quando lhe disse que ia fazer roupa velha para o jantar olhou um pouco desconfiado…
Pela via das dúvidas, não fosse a malta cá de casa não me querer acompanhar nos devaneios, deixei algumas batatas cozidas de parte (havendo batatas cozidas e azeite, não precisa haver mais nada)… Cozi batatas, cozi cenouras, cozi couve portuguesa, salteei uns quadradinhos de pão, misturei tudo e por pouco não consegui ir a tempo de fotografar… As batatas ficaram no prato, porque o que realmente teve mais saída foi a roupa velha!!!! Que o diga o Mário quem nem viu quase a cor ao pão, já que a Joana conseguiu roubar todos os quadradinhos do prato do pai! Acho que isto será para repetir. É fantástico com peixe grelhado ou frito.
Só fiquei com uma dúvida, como o prato foi feito de raiz, será que não se devia chamar roupa nova??
___________________________________


Roupa Velha
[serve 4 pessoas]

Ingredientes:
- 250 gr de couve portuguesa
- 4 batatas pequenas
- 1 cenoura
- 2 fatias de pão de forma
- 1 colher de chá de tomilho seco
- 7 dentes de alho
- azeite e vinagre qb

Preparação:
Coloque no cesto da bimby as batatas e a cenoura. Aplique a varoma por cima com a couve portuguesa. Coloque no copo da Bimby cerca de 1 litro de água e tempere com sal. Programe 20 minutos, varoma, velocidade 1 (para que os legumes fiquei al dente). Se não tiver Bimby, coza os legumes da forma tradicional.
Corte o pão em cubos e os alhos em lâminas. Numa frigideira anti-aderente core os alhos num pouco de azeite e adicione os cubos de pão até absorver totalmente o azeite que colocou (cerca de 3 colheres de sopa). Retire e reserve.
Quando os legumes estiverem cozidos, corte a batata em cubos, assim como a cenoura e corte a couve em juliana (usei uma tesoura para facilitar). Misture tudo, bem escorrido, na frigideira e adicione cerca de 2 colheres de sopa de azeite e 1 de vinagre (rectifique estas quantidades se não forem ao seu gosto). Tempere de sal e um pouco de tomilho. Misture bem, sem esmagar, e desligue o lume. Junte os cubos de pão e o alho e está pronto a servir.

Nota: Serve como acompanhamento para peixe frito ou grelhado.
___________________________________

4 comentários:

  1. Pois assim vai ser mt difícil o Mário voltar à linha ..... lol lol lol

    ResponderEliminar
  2. :D Roupa Nova!!! Sem düvida !!! Ehehe está com um ar bem apetecível!!!
    Beijocas !!!

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Eu adorei a receita ficou com um aspecto delicioso o nome roupa nova parece me bem :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adoro roupa velha e esta tua sugestão é fabulosa para relembrar que pode ser feita durante o ano, sem estarmos à espera do Natal...
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar