sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cerejas & Lima

Nunca comi tantas cerejas como este ano. Acho que é uma das minhas frutas preferidas… Só mesmo ultrapassada pelo abacate.
Foi tanta a quantidade de cerejas que foram chegando directamente do Fundão que para além de as comer ainda deu para fazer sumos, tartes, bolos, iogurtes, enfim, uma enormidade de coisas boas. Mas o doce foi sendo adiado… Porque a tarefa de descaroçar é morosa e suja tudo em redores. E entretanto entrou a época dos pêssegos e achei que já não ia conseguir fazer doce…
Mas num destes fins-de-semana fui à praça de Benfica e na banca onde tenho por hábito ir, havia umas cerejinhas já de final de época. Maduras e por isso mais baratas. E quando olhei para elas percebi logo qual era o destino perfeito – DOCE!!!!
Claro está que quem tratou delas foi o meu sous-chef Mário, que as descaroçou e tratou para que eu pudesse juntar os meus pozinhos de perlimpimpim e fazer a magia do costume – UM DOCE FANTÁSTICO. Acho que este ano, os presentes de Natal, vão ser fantásticos…
______________________________________ 


Doce de Cereja com lima e anis
Ingredientes:
- 1, 8 Kg de cereja (peso sem caroço)
- 800 gr de açúcar branco
- 400 gr de açúcar amarelo
- raspa e sumo de 2 limas
- 2 flores de anis
- 2 paus de canela
- 1 vagem de baunilha (já usada)

Preparação:
Descaroce e lave bem as cerejas. Coloque todos os ingredientes num tacho e deixe ferver em lume brando cerca de 2 horas. Usei uma vagem de baunilha que já tinha sido raspada, apenas para dar o aroma, mas sem ser predominante.
Findo o tempo, retire os aromas (anis, canela, baunilha) e distribua o doce por frascos esterilizados. Coloque os frascos de cabeça para baixo até arrefecer (vai permitir ganhar vácuo e conservá-los mais tempo).
______________________________________ 

3 comentários:

  1. Hummmm deve ter ficado delicioso mesmo!
    :) tem uma cor linda!
    Beijinho e bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar