Avançar para o conteúdo principal

Petiscos para a Cris!

A minha amiga Cris do blog salpicos doces (sim porque isto na blogosfera acaba por ser uma pequena graaaaaande familia) lançou o desafio para criarmos um salgado para apresentar num jantar que vai organizar pelo seu aniversario. Eu, que adoro petiscar, lembrei-me logo de milhentas sugestões! Sim, porque cá por casa, nada me dá mais gozo do que organizar um jantar só com petiscos!

Assim, decidi apresentar duas sugestões. A primeira são os famosos mexilhões que dão a volta a cabeça de todos os que experimentam (mesmo aos que, como eu, não suportam mexilhões) e que podes ver AQUI. A outra sugestão é esta pasta de atum diferente do habitual... Inspirei-me numa edição antiga da Saberes & Sabores, mas, como já é habitual, ajustei ao gosto cá de casa!

Espero que gostes das sugestões porque tentei que fossem simples e acima de tudo libertadoras da cozinha. É a tua festa e deves estar livre para conviver com os teus convidados. Podes preparar tudo de véspera.

Um beijinho e estou a torcer para conseguir uma cópia da tua sebenta! Espero que seja desta :-)

__________________________________________

Pasta de atum com caril

[serve 2 pessoas]




Ingredientes:

- 1 lata de atum em azeite

- ½ cebola

- 1 colher de chá de caril

- 2 colheres de sopa de polpa de tomate (usei tomate triturado)

- 6 alcaparras

- 2 colheres de sopa de maionese

- azeite qb

- paparis qb




Preparação:

Pique a cebola miudinha e coloque a alourar com um fio de azeite numa frigideira anti-aderente. Junte o caril e deixe libertar o aroma. Adicione o atum e vá desfazendo bem com um garfo ou as costas de uma colher. Adicione a polpa de tomate e deixe reduzir ligeiramente. Retire e reserve para arrefecer.

Quando estiver frio, adicione as alcaparras cortadas e a maionese.

Frite os paparis em óleo ou cozinhe-os no micro-ondas (siga as instruções da embalagem).

Acompanhe os paparis com a pasta de atum.



__________________________________________

Comentários

  1. a mistura do atum com o caril parece-me muito bem, já levo a receita comigo.

    ResponderEliminar
  2. Ola!!!
    Bom, os mexilhões não se se me convencem ... Agora essa pasta de atum ... E com caril!!! Deve ficar excelente ;)
    Beijinho e boa sorte !

    ResponderEliminar
  3. O aspecto é óptimo. Vou experimentar.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…