domingo, 29 de julho de 2012

Nham, nham...

Como tenho referido algumas vezes, adoro petiscar. Petiscar na verdadeira acepção da palavra. Coisas pequeninas, que tenham um aspecto tentador e que de uma dentada só me façam levitar.
À minha pequena (grande) biblioteca de livros de culinária juntei recentemente "O livro essencial dos Aperitivos". Um livro fantástico, cheio de ideias, para os apreciadores de comida à séria em tamanho de brincar, como costumo dizer.
Inicialmente ainda pensei que as fotos fantásticas que nos abrem o apetite, não correspondessem ao sabor (quantas desilusões já tive a este respeito). Mas depois de experimentar esta, confesso que me sinto tentada a experimentar as 300 páginas de receitas.
Esta receita fiz para o piquenique organizado na semana passada pela minha amiga Joana M. E fez sucesso. Ainda assim, teria ganho muito mais se tivesse estado permanentemente no frio até ao momento de servir. Os sabores ligam na perfeição e ainda que pareça muito complexa de montar, a verdade é que o resultado final compensa e bem qualquer adversidade. Será sem dúvida para repetir inúmeras vezes!
___________________________________________

Rolinhos de presunto, pimento e queijo

Ingredientes:
- 1 pimento vermelho
- 1 pimento verde
- 1 pimento amarelo/laranja
- 125 gr de queijo creme
- 25 gr de queijo parmesão ralado
- cebolinho picado (usei cerca de 20 raminhos)
- oregãos frescos picados
- 1 colher de sopa de alcaparras de conserva escorridas e picadas
- 1 colher de sopa de pinhões picados
- 12 fatias de presunto (ou prosciutto)

Preparação:
Corte os pimentos em quartos, limpos de sementes e membranas e cozinhe num grelhador de fogão até que a pele fique bem tostada. Coloque dentro de um saco plástico até que arrefeçam e elimine a pele.
Misture o queijo creme, o parmesão, o cebolinho picado, os oregãos, as alcaparras e os pinhões.
A técnica para montar estes rolinhos é idêntica à do salame. Corte uma folha de alumínio e disponha por cima as fatias de presunto alinhadas em forma de rectângulo, sem sobrepor. Espalhe o queijo creme por cima do presunto e termine com os pimentos (bem secos).
Enrole no sentido do comprimento apertando bem, com recurso ao papel de alumínio. Deixe assim fechado de um dia para o outro (preparei à noite e cortei de manhã).
Corte em rodelas com cerca de 1 centímetro, removendo todo o papel de alumínio. Se for necessário, prenda com um palito. Mantenha no frio até ao momento de servir.
___________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário