segunda-feira, 9 de julho de 2012

Mais uma semana...

Início de mais uma semana implica ter sopa para os dias em que chegamos tarde a casa e não há tempo para fazer uma refeição 'decente'.

Apesar de haver quem já esteja de férias ou já tenha retornado, há quem, como eu, só vislumbre férias lá para Setembro e os rituais têm de ser mantidos.

Desta feita, deixo esta sopa para começar a semana. É boa para quem cometeu exageros no fim-de-semana (que foi o meu caso), é boa para quem tem por hábito comer sopa à refeição diariamente e é boa como refeição principal em dias complicados sem tempo.

Esta ficou divinal. Tinha ainda beldroegas congeladas e foi um instantinho enquanto se fez. Quando comprar vegetais, opte por esta solução. Processe todos os legumes (perdendo tempo apenas uma única vez) e congele em doses individuais para poder usar nas sopas futuras.

__________________________________________

Sopa de Beldroegas e Espargos

[serve 4 pessoas]




Ingredientes:

- 110 gr de curgete

- 85 gr de cenoura

- 10 gr de aipo

- 70 + 30 gr de espargos

- 100 gr de batata

- 50 gr de cebola

- 2 dentes de alho

- azeite qb

- sal qb

- 800 gr de água

- 2 mãos cheias de beldroegas




Preparação:

Coloque a curgete, a cenoura, o aipo, 70 gr de espargos, a batata, a cebola e o alho no copo da Bimby e adicione a água, sal a gosto e um fio de azeite. Programe 25 minutos, varoma, velocidade 1. Aplique a varoma por cima com os espargos restantes e as beldroegas.

Findo o tempo passe a sopa (velocidade 3-5-7 durante 1 minuto). Rectifique temperos, acrescente um pouco de azeite e junte os espargos e beldroegas que cozeu na varoma.




Alternativa de Preparação:

Coloque a curgete, a cenoura, o aipo, 70 gr de espargos, a batata, a cebola e o alho numa panela de pressão e adicione a água, sal a gosto e um fio de azeite. Conte cerca de 20 a 25 minutos a partir do momento em que o vapor começa a sair. Findo o tempo, reduza a puré e adicione os espargos restantes e as beldroegas. Cozinhe mais cerca de 15 minutos. Rectifique temperos e acrescente um pouco de azeite.

__________________________________________

2 comentários:

  1. Também faço como tu. Costumo ter doses pre preparadas de vegetais no congelador. Assim quando tenho menos tempo é num ápice enquanto se tem uma sopinha.
    E sabe tão bem um aconchego ao fim do dia ... :)
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só preciso um pouco de organização. Se já estamos com a mão na massa a processar alimentos, é só separar para dias de maior aflição :-)

      Eliminar