Avançar para o conteúdo principal

.

Fritos...

Quando perguntei á minha amiga Joana M. que petiscos queria que eu fizesse para o piquenique do fim-de-semana passado, ela disse-me, sem qualquer margem para excitação, PEIXINHOS DA HORTA!!!!
Confesso que fazer fritos não é a coisa que mais gosto de fazer, especialmente às 7:00 da manhã... Mas já que estava com a 'mão na massa' lembrei-me logo de outras coisas que poderia fazer para juntar ao menu do piquenique.
Uma das coisas que mais adoro é beringela frita. Sei que ali para os lados da terra do meu pai (Fundão) é uma receita algo comum e já que tinha uma no frigorífico... Normalmente passo só por farinha e ovo e frito em óleo/azeite bem quente. Mas como desta vez tinha a polme dos peixinhos da horta, acabei por passar cada rodela por esta mistura, acabando por ser uma surpresa mais do que positiva.
Outra das opções de que me lembrei foi fazer uns nuggets de frango. Como iriam lá estar crianças, achei por bem arranjar uma solução rápida, que se comesse facilmente e que fosse do agrado de todos, já que as pestinhas parece que nascem formatadas para todo o tipo de fast-food.
E por fim, lembrei-me dos casadinhos... Um petisco que comi pela primeira vez no restaurante Zé Varunca e que me deixou totalmente viciada. Simpaticamente o dono do restaurante explicou-me a simplicidade da receita que hoje repito algumas vezes em casa. Devo dizer-vos que é brutal!

______________________________________

Beringela Frita
 

Ingredientes:
- beringela qb (fiz apenas metade de uma)
- polme dos peixinhos da horta qb (receita AQUI)
- sal grosso qb
- óleo para fritar qb

Preparação:
Corte a beringela em rodelas com cerca de 0,5 cm e deixe repousar cerca de 15 minutos com um pouco de sal grosso por cima (para retirar algum amargor que algumas têm).
Retire a maior parte do sal e passe pelo polme retirando o excesso e frite em óleo bem quente. Escorra bem em papel absorvente.

______________________________________

Nuggets de frango

Ingredientes:
- bifes de frango qb (usei 3 bifes fininhos)
- sal qb
- alho em pó qb
- farinha qb
- 1 ovo
- farinha de milho qb
- óleo para fritar qb

Preparação:
Corte os bifes de frango em pedaços pequenos (para ser fácil de petiscar no piquenique) e tempere com sal fino e alho em pó a gosto. Passe por farinha e de seguida pelo ovo. Termine com farinha de milho, sacudindo bem o excesso.  Frite em óleo bem quente. Escorra bem em papel absorvente.
______________________________________

Casadinhos


Ingredientes:
- batata qb (usei apenas uma)
- rodelas de paio de porco preto qb
- farinha para panar qb
- 1 ovo
- óleo para fritar qb





Preparação:
Corte as batatas em rodelas bem finas tipo pala-pala (usei uma mandolina na posição mais estreita). Reserve. Corte rodelas bem finas de um paio de porco preto de boa qualidade. Entrecale cada rodela de paio entre duas rodelas de batata. Prenda com um palito.
Passe por farinha e por ovo e frite em óleo bem quente. Escorra bem em papel absorvente. Antes de servir remova os palitos.
______________________________________

Comentários

  1. ue delícia só comida gostosa,bom domingo beijos

    ResponderEliminar
  2. Luci para lá de gostosa... DI-VI-NAL! :-)

    ResponderEliminar
  3. ... Vou trazer uma de cada !!!!
    :P Só para provar!!!
    ehehehe
    O aspecto é muito bom!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Cris o aspecto e o sabor... Ficou tudo fantástico e muito guloso.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic