quinta-feira, 19 de julho de 2012

Catupiry.

Se há algo que me deixa a babar é pizza… Eventualmente o que mais me fascina na pizza, ou melhor, o que me leva a gostar tanto de pizza, é a mistura de tomate e queijo que adoro. E naqueles dias em que me apetece comer ‘javardice’ normalmente é pizza que me apetece. Não sei se sabem o que quero dizer… Mas tenho dias em que não me apetece portar bem e só me apetece comer coisas calóricas… É nesses dias que faço mais disparates e normalmente é pizza que sai.

Pois bem, havia uma pizzaria perto do meu trabalho que era divinal… O senhor que as fazia era brasileiro e adorava surpreender-nos nos rodízios com ingredientes diferentes. E foi assim que provei pela primeira vez pizza com queijo catupiry, que é um queijo típico brasileiro e que é até ‘fazível’ nas nossas casas.

Claro está, quando a minha amiga Anabela M. foi ao Brasil pedi-lhe para me trazer queijo catupiry, já tendo em mente esta pizza fantástica. E assim que chegou a minha encomenda, não esperei uma semana para a fazer! E cá está ela… Linda, maravilhosa, soberba, divinal, uma verdadeira bomba calórica inesquecível… Há lá coisa melhor no pico do Verão quando temos de estar em forma para caber no bikini???? Sou uma menina mal comportada, sem dúvida! Vou ficar a pão e água o resto da semana…

_____________________________________

Pizza de Frango, cogumelos e Queijo Catupiry




Ingredientes:




Para a base:

- 200 gr de água

- 50 gr de azeite

- 1 colher de chá de sal

- 400 gr de farinha

- ½ saqueta de fermento seco (+ ou – 5 gr)




Para o recheio:

- molho de tomate qb (receita AQUI)

- cogumelos (cerca de 150 gr)

- queijo catupiry (cerca de 150 gr)

- mozzarela qb

- orégãos qb

- 2 pernas de frango assado desfiadas

- azeitonas qb




Preparação:

Comece pela base. Coloque a água, o azeite e o sal e programe 1 minuto, 37º, velocidade 2. Adicione a farinha e o fermento e programe 2 minutos, velocidade espiga. Retire e deixe levedar até dobrar de volume.

Desfie o frango e misture com molho de tomate (a quantidade depende do quanto gosta de molho de tomate). Corte os cogumelos em fatias.

Estenda a base (a quantidade feita dá para fazer duas pizzas familiares, eu apenas fiz uma). Disponha o frango com o molho de tomate por cima da base. Espalhe os cogumelos e o queijo catupiry. Polvilhe com mozzarella a gosto e orégão secos e leve ao forno a 200º até ficar dourado (cerca de 20 minutos). Termine com azeitonas a gosto.

_____________________________________





 

4 comentários:

  1. Que maravilha de aspecto, tão bem recheada!

    ResponderEliminar
  2. :D Compreendo-te perfeitamente !!! Ainda ontem... Fiz aquele post acerca do fast food e ao fim de algumas horas desencaminharam-me para ir almoçar fora!
    Resultado: PIZZA !!! :P

    Pelo andar da carruagem vou começara a ir para a praia de fato de mergulho!
    :D

    MAs como se resiste a uma Pizza , e a tua ... que bom aspecto!!! Que cheirinho vem daí ...

    Beijocas ;)

    ResponderEliminar