quarta-feira, 18 de julho de 2012

Caracolada!

Para mim, o verdadeiro petisco de Verão é o belo do caracol… É incrível a vontade que tenho de comer caracóis assim que o calor começa a aparecer… Lembro-me de quando estava grávida que o médico não me aconselhou a comer caracóis... Mas a vontade era tanta que resolvi 'amukinar' caracóis (tradução: usei Amukina, um desinfectante para saladas)! LOL!

No entanto, como gosto muito de saber o que estou a comer, confesso que não tenho muita coragem para comer estes bicharocos fora de casa. E modéstia à parte, os meus caracóis são efectivamente muito bons…

Há sítios que ganharam fama e é ver verdadeiras romarias de gente à espera de vez nas esplanadas ou a levar os tapperwares cheios para casa. Mas, por mais fama que tenham, desatino quando vejo o quanto os caracóis por vezes estão mal lavados… E para comer com nojo, mais vale não comer e por isso passei a fazer em casa!

Pois bem, estes últimos ficaram para lá de soberbos. De tal forma que a minha filhota resolveu provar um e outro e mais outro. E quando demos conta já os comia ao desafio e falava com eles!!!!! “Anda cá ó bicho!” Foi lindo! Que pena tenho eu de não beber… Devem ser maravilhosos com a bela da imperial… ‘Bora petiscar??

______________________________________

Caracóis

[serve 4 pessoas]




Ingredientes:

- caracóis qb

- 1 cabeça de alhos

- 1 cebola com casca

- 5 hastes de orégãos secos

- uma colher de chá de sal

- uma malagueta seca

- 2 fatias de presunto

- 2 fatias de bacon

- ¼ de chouriço

- 1 caldo natura peixe




Preparação:

Coloque os caracóis a ‘jejuar’ de um dia para o outro (aguentam até 3 dias), isto é, deixe-os numa rede (pode ser a rede em que são vendidos) onde possam libertar toda a porcaria que ainda tenham. Deve ser uma rede, porque, caso contrário, se os tapa, morrem.

No dia em que for utilizar, lave bem em diversas águas, até todos os vestígios de lixo agarrado às conchas desaparecer e as águas saírem bem limpas. Elimine todas as conchas que vir vazias. Coloque numa panela com água 4 dedos acima dos caracóis. Tape e deixe repousar cerca de 1 hora.

Retire essa água e substitua por água nova na mesma quantidade. Reserve cerca de 15 minutos e findo o tempo, acenda o lume no mínimo. O objectivo é eles irem saindo da casca. Se o lume estiver forte eles vão-se encolher. Assim que começar a levantar fervura, junte todos os ingredientes ao mesmo tempo, com excepção dos orégãos (o sal, o caldo de peixe, o chouriço cortado às rodelas, o bacon e o presunto cortado em tiras finas, a malagueta, metade da cabeça de alhos com casca e a outra metade descascada e a cebola lavada, com casca). Vá retirando toda a espuma que se concentrar na superfície. Reduza o lume e deixe ferver cerca de 45 minutos. Adicione os orégãos e desligue o lume.

O ideal será fazer os caracóis de manhã para comer à tarde, para poderem assentar o sabor. Antes de os comer volte a ferver para que os temperos sejam absorvidos pelos caracóis.

______________________________________






 

1 comentário:

  1. ... Aqui está uma coisa que não consigo comer... Ao contrário do pessoal lá de casa. Até o meu filhote mais novo é recordista neste "desporto de verão" que é o comer caracol!
    Agora... nunca tinha conhecido ninguém que tivesse Amukinado caracois!!!! :D:D:D:D:D

    Eheheheheh
    beijocas grandes :)

    ResponderEliminar