quarta-feira, 4 de julho de 2012

Bulhão Pato

Em tempos costumava ir almoçar a um snack-bar aqui perto do meu local de trabalho. Um snack-bar com, não mais, do que duas mesas, com capacidade para 6 pessoas no máximo e que enchia até mais não, havendo sempre pessoas à porta a partir das 11:45! Como devem perceber, o local era sombrio, a cozinha era mais pequena que a minha casa de banho social lá de casa, mas tinha uma comida caseira divinal… E em especial à 4ª feira era o dia de romaria, o dia da Corvina à Bulhão Pato!

Como é lógico este passou a ser um prato habitual cá em casa. Uma forma muito boa de comer um peixe habitualmente seco. Já houve quem tivesse torcido o nariz à ementa e depois se deliciasse com ela, sendo habitual receber largos elogios a este prato. É mais um daqueles casos de sucesso - rápido e fantástico!

E não é que no outro dia, a explicar na peixaria como queria o peixe, acabei a dar a receita à peixeira que nunca tinha ouvido falar nesta forma fantástica de o cozinhar??? Haviam de ver a cara das restantes pessoas à espera de vez! O Mário só dizia “tens de começar a cobrar pelo aconselhamento culinário”… Acho que ele não percebe que é isto que me faz feliz, partilhar o que amo fazer. Espero que gostem.

_______________________________________

Corvina à Bulhão Pato

[serve 4 pessoas]




Ingredientes:

- uma corvina pequena (cerca de 1,2 Kg)

- 100 ml de vinho branco

- 2 colheres de chá de mostarda com sementes (uso Savora)

- 4 nozes de manteiga

- 6 dentes de alho

- 1 folha de louro

- limão qb.

- sal qb

- azeite qb

- salsa e coentros qb




Preparação:

Tempere a corvina com sal. Lamine os alhos e deite numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite e as folhas de louro. Deixe cozinhar ligeiramente os alhos e adicione as postas de peixe. Em lume brando deixe cozinhar alguns minutos de cada lado (cerca de 4 a 5 minutos). Retire as postas de peixe e reserve.

Adicione na frigideira o vinho, a mostarda e um pouco de limão e deixe reduzir. Adicione a manteiga e apague o lume. Volte a colocar o peixe e polvilhe generosamente com uma mistura de salsa e coentros.

_______________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário