sexta-feira, 1 de junho de 2012

Uma salada... Exótica!

O meu amigo Carlos C. continua a pedir-me saladas frescas para o Verão. Mas saladas menos calóricas do que as que tenho publicado… Como o Verão começa a chegar timidamente, resolvi fazer-lhe a vontade e arranjar uma salada com ingredientes menos calóricos… Claro que tem um molho cuja base tem leite de coco e óleo de amendoim, mas quem quiser pode comê-la sem o molho! E assim se agrada a gregos e a troianos!

Esta salada foi uma enorme surpresa… Primeiro porque nunca tinha comido cogumelos crus e adorei. E depois porque misturei ‘peixe’ com fruta e por isso estava pouco convencida que isto iria correr bem.

Confesso que nunca tinha comido uma salada tão boa na vida! E sem dúvida que a mistura da manga, com as delícias do mar e o molho de coco quase nos transportam para qualquer ilha paradisíaca ali para os lados da Tailândia… Muito exótico mas mesmo mmmmuuuuuuiiiiito bom! Até o Mário, que não gosta muito de manga e coco, adorou! Está na lista das mais votadas, sem dúvida!

_________________________________________

Salada de Delícias do Mar com molho Tailandês

[serve 4]




Ingredientes:

- 1 manga madura

- 250 gr de delicias do mar

- 6 tomatinhos cereja

- 2 cebolinhas

- 3 cogumelos paris

- 10 gr de agrião (uma mão cheia)

- 70 gr de alface francesa (podem utilizar outra)

- 150 gr de milho




Pará o molho:

- 3 colheres de sopa de leite de coco light

- 1 colher de sopa de óleo de amendoim

- 2 colheres de sopa de sumo de limão (se tiver lima melhor)

- sal qb




Preparação:

Corte a manga em cubos e reserve. Desfie as delícias do mar em farripas. Lave os cogumelos e seque bem. Lamine e reserve. Corte a cebolinha em tirinhas e reserve. Lave e seque bem o agrião e a alface. Corte em juliana larga a alface e coloque na taça de servir. Junte o agrião. Adicione as delícias do mar, o milho, os cogumelos paris, a cebolinha, os tomates cereja e a manga (por esta ordem).

À parte faça o molho: misture o leite de coco com o óleo de amendoim e o sumo de limão (ou lima) e tempere de sal a gosto. Acompanhe a salada com este molho.

_________________________________________






 

2 comentários: