sábado, 2 de junho de 2012

Nham nham...

Adoro pratos de massa. Não há nada na cozinha que seja tão versátil e rápido de se fazer e que me deixe tão saciada. É um pequeno vício calórico e de todas as opções, sem dúvida a que mais gosto é a esparguete à carbonara!

Não falo daquelas carbonaras carregadas de natas que se comem um pouco por todo o lado. Falo de uma boa esparguete à carbonara, com massa al dente, com um molho cremoso à base de ovos, servida quente com parmesão acabado de ralar, como se come cá por casa…

Só de escrever sobre o assunto fiquei com vontade de voltar a fazer… É algo que demora praticamente o tempo de por água a ferver e cozer uma esparguete… E que por isso acaba por ser a desculpa perfeita para fazer quase sempre que tenho de fazer uma refeição expresso (em menos de 20 minutos).

Claro está que à beira do Verão, deveria ser proibida de publicar receitas assim, mas é tãoooooooooo boa!!!! Como penitência prometam-me que fazem uma longa caminhada para gastar as calorias, sim?

_______________________________________

Esparguete à carbonara

[serve 2]




Ingredientes:

- 100 gr de bacon em cubos

- 6 dentes de alho

- 1 fio de azeite

- 1 ovo

- 2 colheres de sopa de natas

- Sal e pimenta qb

- 200 gr de esparguete (utilizei integral)

- queijo parmesão ralado




Preparação:

Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite, os alhos (cortados miudinhos) e os cubos de bacon a alourar (dê o devido desconto ao azeite já que o bacon irá libertar gordura).

Entretanto coloque uma panela com água, sal e um fio de azeite ao lume. Quando estiver a ferver coza a esparguete (como é integral, programei 9 minutos).

Numa tigela, misture o ovo com as natas e tempere de sal e pimenta. Junte uma colher de sopa de parmesão ralado.

Quando a esparguete estiver cozida, escorra e adicione o bacon e o alho e misture. Adicione a mistura de ovo e natas e mexa até estar tudo bem ligado. O ovo irá ‘cozer’ com o calor da massa.

Sirva em pratos de massa (que ajudam a manter a temperatura) polvilhado com queijo parmesão.

_______________________________________

2 comentários:

  1. Nunca fui fã de carbonaras por virem sempre a nadar em natas, por isso, apesar de as tuas receitas serem sempre fantásticas, foi de nariz torcido que acedi à sugestão do Rui de experimentarmos. Pois, adorámos! E dois dias depois desse maravilhoso manjar, ainda estou a salivar! :)

    ResponderEliminar
  2. Fico taooooooooooo contente por teres gostado! Obrigado Rui por teres insistido com ela! Vi logo que eras cá das minhas...

    ResponderEliminar