domingo, 10 de junho de 2012

Mais um caril e muita saudade.

Há coisas na vida simplesmente fantásticas... Conhecer pessoas é uma delas... Principalmente quando essas pessoas têm tanto para nos ensinar e têm uma vida inteira de experiências para partilhar... Assim o era a avó Manuela, uma avó emprestada por quem tinha um amor em tudo idêntico ao que tinha pela minha avó de sangue.

Cozinhava soberbamente e tive muita pena de nessa altura não estar devidamente disperta para ter podido aprender mais. Mas infelizmente o tempo não volta para trás...

Apesar de a vida, nas suas voltas, nos ter obrigado a uma separação forçada, confesso que não há um dia em que não me lembre dela... Com enorme saudade... Especialmente quando faço este prato tão querido, que algumas vezes tive o prazer de comer à sua mesa... Com o tempo adicionei-lhe uma pitada daqui e outra dali, mas a sua essência mantém-se assim como a saudade imensa... Obrigado avó Manuela!

________________________________________

Caril de atum com vegetais

[serve 4 pessoas]




Ingredientes:

- 175 gr de cenoura cortada em cubinhos (3 cenouras)

- 175 gr de milho (usei congelado)

- 175 gr de ervilhas (usei congeladas)

- 65 gr de ervilhas tortas

- 200 gr de atum

- 1 cebola média

- 2 dentes de alho

- 3 tomates

- 3 colheres de sopa de polpa de tomate de compra

- 3 cravinhos

- 2 folhas de louro

- 1 e ½ colher de chá de açafrão

- 1 e ½ colher de chá de caril

- 1 colher de café de garam massala

- 100 ml de vinho branco

- 300 ml de água

- azeite qb

- sal qb




Preparação:

Coloque a cebola, os alhos e um fio de azeite no copo da Bimby e programe 5 segundos, velocidade 5. Baixe os resíduos que ficaram agarrados ao copo, adicione as especiarias (excepto o cravinho) e programe 5 minutos, varoma, velocidade 1. Adicione o tomate e a polpa e pique 5 segundos, velocidade 5. Adicione o louro e o cravinho e programe 2 minutos, varoma, velocidade 1.

Adicione os legumes, a água e o vinho e programe 20 minutos, varoma, colher inversa. Rectifique temperos e adicione um pouco mais de água se necessário. Adicione o atum e programe mais 2 minutos, varoma, colher inversa.


Alternativa de preparação:

Num tacho deite a cebola e os dentes de alho picadinhos, um fio de azeite e o louro e aloure ligeiramente. Adicione as especiarias (cravinho, açafrão, caril e garam massala) e deixe libertar o aroma. Adicione o tomate cortado em pedacinhos (sem sementes) e a polpa de tomate e deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Adicione a água, o vinho e os legumes. Rectifique os temperos e deixe cozinhar cerca de 20 minutos. Findo o tempo adicione o atum e deixe cozinhar cerca de 5 minutos. Se vir que necessita de um pouco mais de água, adicione.


Nota: sirva com um arroz basmati bem soltinho.





________________________________________

3 comentários:

  1. :) ha pessoas que realmente nos tocam e ficam para sempre no nosso coração , um gesto, um odor , um ingrediente faz o click para que estes laços se mantenham para sempre.
    Um beijinho e boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta avo foi sem duvida muito importante para mim... Mas por vezes os fins dos relacionamentos exigem o respectivo distanciamento... Entretanto faleceu... Mas recordo-a todos os dias com muito carinho. Gostava mesmo muito dela... Mas infelizmente porque gostamos da familia de outrem não significa que sejamos felizes com outrem... Faz parte, dói, mas a vida é mesmo assim... De certa forma estará sempre eternizada para mim nesta receita fantástica...

      Eliminar