sexta-feira, 29 de junho de 2012

Fora de tempo. Grelos.

Para os lados da terra do meu pai (Fundão) é comum comer-se pratos de peixe frito acompanhados de grelos de nabo com um travo a azeite, vinagre e alho... Confesso que sou fã do travo ácido...

Às vezes olho para trás e lembro-me de tantas coisas que não comia e aprendi a comer e a amar mais recentemente... Cogumelos, pimentos, nabos, ervas aromáticas... Incrível as coisas que o palato adulto nos ensina!

Pois desta vez deu-me para matar saudades dos grelos de nabo. Ainda tinha alguns no congelador e são fantásticos para acompanhar peixe frito. São as vantagens de se poder comer algumas coisas fora da estação. Verdadeiros luxos! Espero que gostem... Cá por casa apreciamos muito.

_______________________________________

Esmagada de grelos de nabo

[serve 4 pessoas]




Ingredientes:

- 800 gr de grelos de nabo

- 350 gr de batatas

- 70 gr de azeite

- 6 dentes de alho

- 10 gr de vinagre

- 1 folha de louro

- sal qb




Preparação:

Coloque no copo da Bimby 1 litro de água. Adapte o cesto e coloque as batatas. Sobreponha a varoma e coloque os grelos (limpos de flores e troncos mais duros/fibrosos). Tempere as batatas de os grelos de sal e programe 25 minutos, varoma, velocidade 1. Retire e escorra o máximo de água possível. Reserve.

Coloque os dentes de alho e o azeite no copo da Bimby e programe 5 segundos, velocidade 5. Adicione o vinagre e a folha de louro e programe 8 minutos, varoma, velocidade 1. Findo o tempo, retire o louro e adicione as batatas e os grelos e programe 10 segundos, velocidade 4 ½. Verifique se ficou uma mistura homogénea, se preferir mais esmagado, programe mais uns segundos. Rectifique temperos se necessário.


Alternativa de Preparação:

Coza as batatas e os grelos de nabo em água abundante e sal. Findo o tempo, retire e escorra o máximo de água possível. Reserve.

Coloque os dentes de alho e o azeite numa frigideira anti-aderente larga e deixe ganhar cor. Adicione o vinagre e a folha de louro e deixe ferver. Retire o louro e junte às batatas e aos grelos desfazendo grosseiramente com um garfo e misturando bem até ligar. Rectifique temperos se necessário.




Nota: este prato é para apreciadores de grelos de nabo, porque é preciso gostar do travo ácido deste legume para o apreciar, ainda que possa ser minimizado se retirar as flores. É um acompanhamento perfeito para peixe frito.

_______________________________________

 

2 comentários:

  1. Eu tb aprecio muito. Se calhar por ter raizes no Fundão. A minha mãe é de Silvares. Bjs e parabéns pelo blog.

    Sílvia

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Silvia pela visita! É realmente um acompanhamento do melhor! :-)

    ResponderEliminar