segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ervilhas, tortas!

Cá em casa, como já devem ter reparado, comesse muito arroz… Estou a pensar seriamente mandar substituir a relva do condomínio por plantações de arroz, hehehe...

Por Isso mesmo, tento sempre ir variando na forma como o faço, ou no que incluo e desta vez foi a vez das ervilhas tortas. Devo dizer que ficou muito bom. Fez as delícias do meu Mário que adora ervilhas tortas. E como o prato principal pedia algo assim, confesso que foi uma refeição soberba… Não fossem as pataniscas terem bacalhau, diria que tinha sido uma refeição da horta.

_______________________________________

Arroz de ervilhas tortas

[serve 4 pessoas]




Ingredientes:

- 200 gr de arroz agulha

- 1 dente de alho

- 1 cebola pequena

- 1 mão cheia de ervilhas tortas

- 40 gr de azeite

- 800 gr de água

- sal qb




Preparação:

Coloque o alho, a cebola e o azeite no copo da Bimby e programe 5 segundos, velocidade 5. Com uma espátula, baixe os resíduos que ficaram agarrados às paredes do copo e programe 5 minutos, varoma, velocidade 1.

Entretanto coloque o arroz no cesto e lave-o bem. Limpe as ervilhas de fio e dos cantos e coloque no cesto, misturado com o arroz. Adicione por cima o alho, o azeite e o sal. No copo da Bimby adicione a água e encaixe o cesto. Programe 17 minutos, 100º, velocidade 3. A meio do tempo mexa com um garfo.


Alternativa de Preparação:

Pique o alho e a cebola miudinhos para um tacho e adicione o azeite. Refogue ligeiramente, não deixando queimar, apenas ganhar alguma cor. Adicione o arroz lavado, as ervilhas (limpas de fios) e deixe fritar um pouco até o arroz ficar transparente (tenha cuidado com os salpicos).

Adicione 400 gr de água quente e deixe cozer cerca de 9 minutos (assim que levantar fervura). Mexa ocasionalmente com um garfo, só para evitar que agarre ao fundo.


Nota: as ervilhas ficam al dente. Se preferir um pouco mais cozidas, deixe cozinhar um pouco mais de tempo.

_______________________________________






 

Sem comentários:

Enviar um comentário