sexta-feira, 1 de junho de 2012

Emenda 4 - 2 a 9 de Junho

Um hábito recente que adquiri foi o de fazer ementas semanais! Parecendo que não, é uma tarefa que exige algum tempo e diariamente não há esse tempo. Assim, é mais fácil de verificarmos se temos todos os ingredientes em casa e pensar antecipadamente no que nos faz falta e fazer a respectiva lista de compras.

Antes, tinha por hábito ir ao talho e à peixaria uma vez por mês. As refeições eram feitas com base no que tinha na arca, mas por vezes apetecia outra coisas e lá andava eu nas compras novamente... Em termos de orçamento familiar pesa bastante este tipo de solução e torna limitada a escolha diária, por impulso e pressão do tempo, das refeições.

Tiro, assim, 15 minutos das minhas 6ª feiras e elaboro a ementa semanal, com todas as restrições horárias de quem tem 3 trabalhos e com todas as restrições que uma bebe de 2 anos, com intolerância à lactose, pode representar.

Faço a lista de compras com base nesta lista e compro apenas o que poderá fazer falta nessa semana! Acaba-se por gastar menos, diluindo os gastos ao longo do mês, comprando apenas o necessário. A probabilidade de passar validades dos alimentos é também reduzida!

Claro está que esta ementa é uma pequena ajuda para quem precisa de inspiração. Pode e deve ser ajustada às realidades de cada um. As ementas são uma ajuda, mas se há um dia em que não me apetece algo do que planeei, simplesmente altero consoante o apetite do momento. Não devem ser encaradas como um planeamento a cumprir escrupulosamente!

Outra das vantagens destas ementas é ajudar a definir refeições saudáveis. Tente variar as refeições, comer sopa, legumes e fruta. Não coma nem só carne, nem só peixe, opte por uma alimentação variada.

___________________________________

EMENTA

Sábado pequeno almoço: Batido de abacate com tosta mista

Sábado almoço: fora (manhã em compras e piscina da pipoca)

Sábado jantar: Jantar Mexicano & Mousse de Coco

(recebo amigos)

Domingo almoço: Pernas de frango com vinho do Porto

Domingo jantar: Filetes de pescada recheados com arroz de ervilhas

Fazer para a semana: iogurtes líquidos de limão, pão, sopa, bolo.

2ª feira almoço: sobras de pernas de frango com vinho do Porto

2ª feira jantar: sopa

3ª feira almoço: salada de delicias do mar

3ª feira jantar: Tarte de queijo azul com pêra e nozes

4ª feira almoço: sobras de tarte de queijo, pêra e nozes

4ª feira jantar: Cataplana de porco com amêijoas com arroz de alho frito e batata doce no forno

5ª feira almoço: sobras de cataplana

5ª feira jantar: Caril de lulas à moda do Zé com arroz aromático

6ª feira almoço: sobras de caril de lulas

6ª feira jantar: sopa

___________________________________

2 comentários:

  1. Ora nem mais!
    Sou fã das ementas( quem diria!) mas realmente simplifica bastante a nossa semana e nota-se também no orçamento familiar, para já não falar que conseguimos elaborar refeições mais saudáveis.


    Beijocas e bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  2. Como em tudo é uma questão de habito! E sem duvida poupa-me tempo durante a semana para além do quanto financeiramente se nota na carteira! Bom fim de semana!

    ResponderEliminar